Qual a importância de dormir bem?

Conheça os benefícios de uma boa noite de sono

Qual a importância de dormir bem?
  Data Publicação:
11 de Novembro de 2020
  Autor das Imagens:
Coopusaúde
  Autor dos Textos:
Coopusaúde


Qual a importância de dormir bem?

Conheça os benefícios de uma boa noite de sono

Uma boa noite sono garante muitos benefícios para a nossa saúde, bem como uma ótima disposição no dia seguinte. Leia o texto a seguir e saiba qual a importância de dormir bem.

Muitas pesquisas nos mostram que o recomendado são em média 8 horas de sono por noite, mas a pergunta que fica é: quantas horas de sono você costuma dormir?

A maioria das pessoas não costumam dormir o tempo recomendado de sono ao longo de suas vidas, ocasionando em problemas de saúde e doenças. É durante o sono que o nosso corpo realiza as suas funções reparadoras, por isso é fundamental respeitar o momento de descanso e garantir ótimas noites de sono.

Saiba a seguir quais são os benefícios de um sono regulado para a sua saúde.

Boa saúde e sono regulado estão diretamente relacionados

Um dos maiores segredos para uma vida totalmente saudável é manter boas noites de sono todos os dias. Durante o sono, as energias são repostas e o metabolismo é regulado, contribuindo para o corpo e para a mente saudável.

Saber qual é a importância de dormir bem também é entender que a qualidade do sono é tão importante quanto a quantidade de horas dormidas. Um dos fatores que influencia muito na qualidade do sono é dormir de forma regular. 

Ter um horário pra dormir e um para acordar ajuda muito. Seguir uma rotina faz com que o nosso relógio biológico funcione da maneira adequada e mantenha o funcionamento correto do nosso organismo.

Outro fator que é influenciado pela quantidade de horas dormidas são as fases do sono. Quanto maior o tempo dormido, mais as fases do sono são favorecidas. Confira elas a seguir.

Fases do Sono

Primeira fase: É quando o corpo relaxa e a respiração fica mais lenta, entrando em um estado onde o cérebro está trabalhando de maneira irregular e a pessoa está começando a adormecer.

Segunda fase: É durante o sono leve, onde a temperatura corporal diminui, assim como os batimentos cardíacos.

Terceira fase: Começa o sono profundo, e as ondas cerebrais diminuem o ritmo.

Quarta fase: É quando o organismo libera os hormônios de crescimento, os tecidos se recompõem e a energia gasta é reposta.

Quinta fase: Também chamada de fase REM, é nessa fase onde os sonhos começam. É nela onde o cérebro organiza a nossa memória, mantendo as informações importantes que foram recebidas ao longo do dia.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre como um sono regulado faz bem para a nossa saúde, leia abaixo sobre qual a importância de dormir bem e dessa forma evitar doenças e problemas de saúde.

Qual a importância de dormir bem

Além de garantir a disposição necessária para enfrentar o dia a dia, dormir bem também é capaz de fortalecer o nosso sistema imunológico.

Entre os principais benefícios de um sono regulado estão: regulação do peso corporal; diminuição do risco de doenças cardiovasculares e da diabetes; Aumenta a concentração durante o dia; Reduz o estresse; Melhora o humor.

Boas horas de sono estão diretamente relacionadas a uma boa qualidade de vida, por isso é fundamental pensar na sua saúde até mesmo na hora de dormir.


Porém, quando acontece o contrário alguns problemas de saúde podem ser ocasionados. Ao dormir menos de 8 horas por dia, o risco de doenças aumenta e o funcionamento do organismo é prejudicado.

Veja a seguir alguns dos problemas que podem ser causado pela falta de um sono de qualidade.

Problemas causados por poucas horas de sono

Hipertensão - Com poucas horas de sono, a artéria coronária pode ficar calcificada, podendo ocasionar problemas no coração e até mesmo ataque cardíaco. A ausência de um sono de qualidade também desregula os batimentos cardíacos.

Obesidade - Dormir menos do que 6 horas por dia é capaz de gerar uma propensão à obesidade, por isso é fundamental dormir bem e se alimentar de forma saudável.

Enfraquecimento Imunológico - Quando o sono não ocorre da forma correta, os níveis de mediadores inflamatórios são aumentados, diminuindo a capacidade imunológico a inflamações.

Diminuição da expectativa de vida - Pessoas que não dormem de forma regular e não praticam bons hábitos noturnos podem ter uma diminuição de até 15% em sua expectativa e qualidade de vida.

Evitar esses problemas é muito importante e também muito fácil. Confira a seguir alguns hábitos saudáveis que ajudam você a dormir bem.

Bons hábitos garantem uma ótima noite de sono

Para manter uma boa noite de sono é fundamental adotar hábitos noturnos que beneficiam a sua saúde mental e física durante a noite. Confira alguns deles a seguir.

  • Evite se alimentar muito ou com alimentos que vão prejudicar o seu sono, como por exemplo o café e comidas cheias de açúcar.
  • Crie uma rotina do sono, com horários para se deitar e levantar mesmo que você não possua nenhum compromisso no dia seguinte.
  • Evite cochilos muito longos durante o dia, pois eles interferem no seu sono durante a noite.
  • Crie um ambiente confortável e tranquilo para dormir, longe de barulhos ou algo que pode atrapalhar o seu sono.
  • Se livre dos vícios como o cigarro e o alcoolismo, pois eles prejudicam drasticamente o seu organismo e consequentemente o seu sono.

Gostou das dicas que trouxemos aqui? Agora é só colocar em prática e garantir boas noites de sono e uma vida saudável.

ATENÇÃO: Ressaltamos que as informações contidas nesta página têm o objetivo de informar e trazer dados importantes para o conhecimento sobre o tema, mas não substituem em nenhuma hipótese a consulta e orientação profissional.

Publicações Relacionadas

Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto

Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto Notícias

Muitas pessoas que já trabalhavam em casa antes da pandemia conhecem a importância de um home office saudável.

Mas e você, que adotou essa modalidade de trabalho remoto só agora, já sabe quais são as melhores práticas e condutas para manter a saúde e segurança ao...

Ler Mais
Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção

Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção Notícias

A pandemia do novo coronavírus também trouxe dúvidas quanto à prática de exercícios físicos. Afinal, como se manter saudável quando ficar em casa é a sua única opção?

Ficar em casa não é sinônimo de descuidar da saúde, por isso é essencial aliar isso às práticas...

Ler Mais
Qual a importância da nutrição para a nossa saúde?

Qual a importância da nutrição para a nossa saúde? Notícias

Você sabe qual a importância da nutrição para a nossa saúde? A alimentação tem papel essencial na saúde, pois é através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor...

Ler Mais
Conheça a importância da vacinação nos dias atuais

Conheça a importância da vacinação nos dias atuais Notícias

Você conhece a importância da vacinação para o mundo e para a saúde das pessoas?

Atualmente, existem muitas dúvidas em relação ao assunto, e mesmo que as vacinas passem por diversos testes e fiscalizações, muitas pessoas ainda ficam desconfiadas em relação à...

Ler Mais
Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde? 

Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde?  Notícias

A área da saúde pública enfrenta muitos desafios todos os anos, seja por problemas relacionados ao comportamento destrutivo do ser humano, seja por problemas que fogem do nosso controle.

Todas as medidas executadas pelo estado para garantir o bem-estar físico, mental e social da...

Ler Mais
Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional?

Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional? Notícias

Você costuma reservar um tempo para cuidar do seu bem-estar emocional? O nosso dia a dia exige muita energia, tanto física quanto mental, e é por isso que devemos sempre pensar em como isso afeta o nosso psicológico.

Estar bem com as suas emoções é muito importante, por isso...

Ler Mais