Como controlar o estresse durante o dia a dia

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Como controlar o estresse durante o dia a dia
  Data Publicação:
30 de Setembro de 2020
  Autor das Imagens:
Coopusaúde
  Autor dos Textos:
Coopusaúde


Como controlar o estresse durante o dia a dia

Você costuma se sentir tenso durante situações que fogem do seu controle no dia a dia? Apesar de ser uma reação natural do organismo, é fundamental saber como controlar o estresse e evitar danos à saúde.

OS DIFERENTES TIPOS DE ESTRESSE

O estresse nada mais é do que uma reação natural do organismo a situações que liberam hormônios no corpo, como a adrenalina. É por causa do estresse que o corpo fica em alerta, preparado para lutar ou fugir.

Entretanto, uma pessoa que sofre ação intensa do estresse por longos períodos, pode acabar tendo a sua saúde prejudicada. Isso ocorre pois o nível elevado de cortisol produzido em um estado de estresse contribui para um aumento de açúcar no sangue e da pressão arterial.

Existem 3 tipos de estresse predominantes: o Agudo, o Agudo Episódico e o Crônico.

-O Estresse Agudo é o tipo mais comum, representando uma reação do organismo frente a eventos inesperados. Ele acontece em forma de episódios isolados, não tendo tanto impacto no organismo.

-O Estresse Agudo Episódico é aquele que ocorre com frequência. Principalmente pessoas que costumam se irritar e ter ataques de nervos durante o dia podem apresentar esse tipo de estresse, sendo extremamente nocivo para a própria saúde.

-O Estresse Crônico é quando ele evolui e se torna persistente durante a vida de uma pessoa, fazendo parte da identidade da mesma. Muitas pessoas que sofrem com esse tipo de estresse acabam se acostumando, o que é muito prejudicial e apresenta inúmeros riscos.

QUAIS SÃO OS DANOS QUE O ESTRESSE PODE CAUSAR?

Muitas podem ser as causas do estresse durante o dia a dia, seja o trabalho, faculdade ou até mesmo problemas pessoais e familiares.

Os principais sinais do estresse são: agitação, inquietação, preocupações excessivas e pessimismo. Além disso, sintomas físicos podem aparecer, como dor de cabeça, náusea e a perda de libido.

Ao longo do tempo, o estresse pode causar danos no nosso comportamento, emoções e na nossa saúde física e mental. Dessa forma, é fundamental saber como controlar o estresse e administrá-lo de uma forma saudável.



Veja a seguir as melhores formas de controlar o estresse no dia a dia.


COMO CONTROLAR O ESTRESSE

A redução dos níveis de estresse ajuda a proteger a sua saúde, evitando danos maiores no futuro. Para poder controlar o estresse de forma efetiva, é fundamental descobrir qual é a causa dele, seja uma pessoa ou uma situação específica.

Diante de situações estressantes, procure sempre respirar e pensar sobre a situação. Procure afastar-se de problemas que podem desencadear esse tipo de reação.

A prática de exercícios físicos é uma grande aliada nesse sentido, pois ela aumenta a produção de endorfina gerando a sensação de bem-estar.

Além disso, administrar bem o seu tempo e dormir boas noites de sono garante a disposição e a energia necessária para você enfrentar o seu dia a dia de forma tranquila e sem complicações.

De uma forma geral, atividades que proporcionam prazer e alegria são muito efetivas no combate ao estresse. Por isso o ideal é possuir hobbies que possam ser praticados em seu tempo livre, sempre prezando pela boa saúde e qualidade de vida. Aqui no blog já falamos sobre atividades que melhoram a qualidade de vida, para ler e conhecer novos hobbies, clique aqui.

MATENHA UMA VIDA LEVE E SAUDÁVEL

Além de evitar problemas de saúde maiores, controlar o estresse é benéfico para as outras pessoas que são afetadas indiretamente por esse problema.

Dessa forma, é fundamental incluir práticas saudáveis na sua rotina. Exercícios físicos, alimentação saudável e exames periódicos são essenciais para você e para a sua família.

ATENÇÃO: Ressaltamos que as informações contidas nesta página têm o objetivo de informar e trazer dados importantes para o conhecimento sobre o tema, mas não substituem em nenhuma hipótese a consulta e orientação profissional.



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