Você sabia que milhões de pessoas convivem com hepatites virais sem sequer saber? É por isso que o Julho Amarelo existe: para trazer luz a uma ameaça silenciosa, que afeta o fígado e pode evoluir para problemas graves como cirrose e câncer hepático.
As hepatites virais são inflamações no fígado causadas por diferentes tipos de vírus: A, B, C, D e E. Cada uma tem formas distintas de transmissão e prevenção — mas todas têm em comum o fato de poderem ser evitadas ou controladas com informação, exames e cuidados simples.
Formas de contágio mais comuns:
Contato com sangue contaminado
Sexo sem preservativo
Compartilhamento de objetos cortantes (alicates, lâminas, agulhas)
Transfusões de sangue antes de 1993
Água ou alimentos contaminados (no caso das hepatites A e E)
Principais sintomas (quando aparecem):
Cansaço excessivo
Enjoos e vômitos
Pele e olhos amarelados
Urina escura e fezes claras
Dores abdominais
Muitas vezes, esses sintomas não surgem imediatamente — ou sequer aparecem. Por isso, os testes regulares são fundamentais, especialmente para pessoas com mais de 40 anos ou que já passaram por situações de risco.
A boa notícia?
Existem vacinas eficazes para as hepatites A e B, e a hepatite C tem tratamento gratuito e com altas taxas de cura.
Como se cuidar:
Use preservativo em todas as relações sexuais
Não compartilhe objetos de uso pessoal
Faça os testes de detecção com regularidade
Mantenha a vacinação em dia
Na Coopusaúde, acreditamos que saúde também se faz com informação e prevenção. Se você ainda não fez seu check-up, aproveite este mês para dar esse passo importante.
???? Você já testou seu fígado hoje?
Agende seus exames preventivos com a gente.
Introdução: Cuidar com amor, não com cobrança A infância é o momento de construir hábitos que acompanham por toda a vida. Quando falamos em obesidade infantil, é essencial que o cuidado comece em casa — com amor, presença e bons exemplos. Não se trata de apontar...
Ler MaisUm pequeno gesto, um grande impacto Você já parou para pensar que, com apenas alguns minutos do seu dia, é possível salvar até quatro vidas? Doar sangue é um dos atos mais generosos e transformadores que existem — e, ainda assim, milhões de pessoas deixam de doar por...
Ler Mais Quando pensamos em saúde, nem sempre lembramos de uma parte essencial do nosso organismo: o sistema digestivo. Responsável por absorver nutrientes e eliminar toxinas, ele está diretamente ligado à nossa disposição, imunidade e até ao equilíbrio emocional.
Problemas como refluxo,...
No centro de toda família, existe alguém que cuida, orienta e, muitas vezes, se coloca em segundo plano: a mãe. Falar de saúde familiar é, antes de tudo, falar da saúde de quem cuida de todos.
Entre trabalho, filhos e tarefas do dia a dia, muitas mães deixam a própria saúde de lado....
A rotina corrida, os compromissos acumulados e o excesso de informações têm feito muitas pessoas deixarem o autocuidado em segundo plano. Mas viver com mais saúde não exige grandes sacrifícios — basta começar com pequenas escolhas diárias.
A promoção da saúde vai muito além de...
Uma boa nutrição é essencial para prevenir doenças e garantir mais qualidade de vida. No Dia da Saúde e da Nutrição, reforçamos a importância de manter hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada, afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar.
Os alimentos que ingerimos...