Prematuridade: todo o carinho de uma vida especial

Notícias

Prematuridade: todo o carinho de uma vida especial
  Data Publicação:
27 de Outubro de 2020
  Autor das Imagens:
Coopusaude
  Autor dos Textos:
Coopusaude


Prematuridade: todo o carinho de uma vida especial

Quando um bebê está a caminho, toda mãe fica ansiosa e quer logo conhecer o seu filho. Mas e quando isso de fato ocorre e a criança chega antes da hora?

Quando o nascimento de um bebê acontece antes de 36 semanas de gestação, ele é considerado prematuro.

Por nascer antes do tempo, nem todos os seus órgãos e sistemas estão bem desenvolvidos, por isso eles podem apresentar:


    • Peso baixo
    • Pouco cabelo
    • Musculatura fraca
    • Cabeça desproporcional ao corpo
    • Dificuldades na amamentação


    Algumas dessas características podem trazer algumas complicações em seus primeiros dias de vida, por isso alguns cuidados são fundamentais quando se trata de bebês prematuros. Saiba mais a seguir.

    Quais as principais complicações da prematuridade?

    Alguns problemas causados pela prematuridade podem trazer riscos para a saúde do bebê. 

    Os mais comuns são os problemas respiratórios, pois normalmente bebês prematuros nascem com a ausência de proteínas que auxiliam os pulmões na respiração. Dessa forma, em alguns casos se torna necessário o uso de aparelhos que ajudam na respiração nos primeiros dias de vida.

    Existem também complicações cardíacas, como a persistência do canal arterial, que impede que o sangue chegue até os pulmões do bebê e causa insuficiência cardíaca. Ela pode ser tratada através de remédios e em alguns casos, cirurgias.

    Uma das complicações intestinais mais graves é a enterocolite necrotizante, que está associada a uma baixa tolerância à alimentação. O seu tratamento é realizado suspendendo a dieta do bebê e oferecendo a alimentação apenas por via intravenosa. 

    Em casos mais extremos, pode ocorrer também a hemorragia cerebral e retinopatia, que é o crescimento desorganizado dos vasos sanguíneos que vão até a retina, dentre outras complicações.

    Muitos fatores influenciam na saúde de um bebê prematuro, sendo um dos principais a nutrição. Veja a seguir sobre a importância da nutrição na prematuridade.

    Nutrição do bebê prematuro

    A amamentação é fundamental para os bebês recém nascidos, mas como funciona isso para um bebê prematuro?

    Por conta da imaturidade do trato gastrointestinal de um bebê prematuro, ele pode precisar receber as suas primeiras calorias por via intravenosa. A medida em que ele se desenvolve, sua alimentação passa a ser através do aleitamento ou mamadeira.

    O leite de uma mãe prematura também é diferente, porém ele é adequado às necessidades da criança. Se o leite materno não for suficiente e não tenha nenhuma outra fonte disponível, é necessário alimentar o bebê através de leite artificial, com fórmulas específicas para bebês prematuros.



    Se a equipe do hospital liberou a amamentação do bebê prematuro, é fundamental seguir algumas dicas para que isso ocorra da melhor forma possível. Elas são:


    - A mãe precisa estar descansada para que a produção do leite materno seja satisfatória.
    - Para evitar fissuras, é bom passar um pouco de leite materno no bico do seio após o aleitamento.
    - Massageie as mamas para evitar o empedramento e o enrijecimento que podem atrapalhar a sucção do bebê.


    Se o bebê for pra casa utilizando fórmulas de leite artificial, é fundamental seguir as instruções da lata e evitar oferecer a mamadeira muito quente para a criança.

    O Mês de Novembro é especial, pois é o mês onde comemora-se o dia mundial da prematuridade (17/11). Neste mês, a melhor forma de ajudar os bebês prematuros é através da doação do leite materno, um simples ato que é capaz de salvar vidas.

    Outro fator importante de um bebê prematuro é o sono. Enquanto ele está na UTI, o seu padrão de sono acompanha as rotinas da unidade. Porém quando ele vai pra casa isso pode mudar completamente. Veja a seguir mais sobre o sono do prematuro.

    Como funciona o sono na prematuridade?

    Acredita-se que bebês prematuros tenham mais dificuldade em se adaptar aos horários de sono. Isso pode acontecer por diversos fatores que vai da nutrição ao seu próprio desenvolvimento.

    Algumas dicas para que o bebê prematuro consiga dormir melhor são:


  • Colocar uma música calma na hora em que o bebê for dormir

  • Cantar uma canção de ninar

  • Balançar o bebê em uma cadeira de balanço

  • Deixar o quarto onde ele vai dormir com pouca iluminação


  • A partir do terceiro mês, o bebê já se adapta melhor ao sono noturno e começa a criar o hábito de sono. A partir desse momento, as noites de sono da mãe acabam se tornando um pouco bagunçadas, mas isso faz parte da magia de ser mãe.

    Todos os cuidados com bebês prematuros são recompensados através do carinho e do amor que são compartilhados, tornando os primeiros meses de vida do bebê em um forte laço afetivo que dura para sempre.

    Novembro é o mês da prematuridade, e é fundamental ressaltar o valor do aleitamento materno para os bebês recém-nascidos. Ajude a espalhar essa informação e conscientize as pessoas sobre a sua importância.




    Publicações Relacionadas

    Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto

    Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto Notícias

    Muitas pessoas que já trabalhavam em casa antes da pandemia conhecem a importância de um home office saudável.

    Mas e você, que adotou essa modalidade de trabalho remoto só agora, já sabe quais são as melhores práticas e condutas para manter a saúde e segurança ao...

    Ler Mais
    Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção

    Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção Notícias

    A pandemia do novo coronavírus também trouxe dúvidas quanto à prática de exercícios físicos. Afinal, como se manter saudável quando ficar em casa é a sua única opção?

    Ficar em casa não é sinônimo de descuidar da saúde, por isso é essencial aliar isso às práticas...

    Ler Mais
    Qual a importância da nutrição para a nossa saúde?

    Qual a importância da nutrição para a nossa saúde? Notícias

    Você sabe qual a importância da nutrição para a nossa saúde? A alimentação tem papel essencial na saúde, pois é através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor...

    Ler Mais
    Conheça a importância da vacinação nos dias atuais

    Conheça a importância da vacinação nos dias atuais Notícias

    Você conhece a importância da vacinação para o mundo e para a saúde das pessoas?

    Atualmente, existem muitas dúvidas em relação ao assunto, e mesmo que as vacinas passem por diversos testes e fiscalizações, muitas pessoas ainda ficam desconfiadas em relação à...

    Ler Mais
    Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde? 

    Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde?  Notícias

    A área da saúde pública enfrenta muitos desafios todos os anos, seja por problemas relacionados ao comportamento destrutivo do ser humano, seja por problemas que fogem do nosso controle.

    Todas as medidas executadas pelo estado para garantir o bem-estar físico, mental e social da...

    Ler Mais
    Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional?

    Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional? Notícias

    Você costuma reservar um tempo para cuidar do seu bem-estar emocional? O nosso dia a dia exige muita energia, tanto física quanto mental, e é por isso que devemos sempre pensar em como isso afeta o nosso psicológico.

    Estar bem com as suas emoções é muito importante, por isso...

    Ler Mais