Entenda a importância da doação de órgãos

Notícias

Entenda a importância da doação de órgãos
  Data Publicação:
02 de Setembro de 2020
  Autor das Imagens:
Coopusaúde
  Autor dos Textos:
Coopusaúde


Entenda a importância da doação de órgãos

Todos nós temos o poder de salvar muitas pessoas através de uma decisão. A importância da doação de órgãos é muito grande. Ela representa um ato de amor e carinho, que é capaz de dar novas esperanças para quem depende de doações.

Todos os anos são realizados milhares de transplantes de órgãos vitais e não vitais, dando novas oportunidades de vida para as pessoas.

Entretanto, muitas acabam morrendo na fila de espera antes de receber seu transplante, pois não há doadores suficientes e as informações em relação a doação de órgãos ainda são pouco abordadas, um fato que precisa ser mudado urgentemente.

Como funciona a doação de órgãos?

Existem dois tipos de transplantes de órgãos: dos órgãos vitais e dos não vitais.

Exemplos de órgãos vitais que são transplantados são o coração e os rins, já os órgãos não vitais que podemos citar como exemplo são as córneas e outros tecidos.

Também existem duas possibilidades de doadores de órgãos: doadores em vida, e doadores com morte encefálica.

Para doadores em vida, o transplante somente pode ser realizado para pessoas com um parentesco de até o quarto grau. Em casos especiais, é necessária uma autorização judicial para a realização do procedimento.

Para doadores com morte encefálica, que ocorre quando a morte é resultante da perda das funções cerebrais, a doação pode ser realizada mediante a autorização dos familiares.

O diagnóstico da morte encefálica é feito através de um protocolo regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina, utilizando critérios precisos, bem como médicos com capacitações específicas.

Qual a importância da doação de órgãos?

Os transplantes de órgãos ocorrem quando um órgão doente é substituído por um saudável. Muitas doenças podem prejudicar os órgãos e tecidos humanos, de maneira em que a única solução para o problema é o transplante.

Infelizmente, a cultura de doadores de órgãos no Brasil ainda não é muito forte. Assim, muitas pessoas que necessitam de transplantes acabam aguardando a vida inteira em filas de espera.


Mesmo o Brasil sendo referência mundial e possuindo o maior sistema público de transplantes do mundo financiado pelo Sistema Único de Saúde, ainda faltam doadores e incentivo à doação de órgãos.

Dessa forma, é fundamental pensar sobre a decisão de ser um doador e ajudar a salvar vidas.

Quero ser doador de órgãos, o que devo fazer?

Os transplantes de órgãos no Brasil só são realizados após a autorização familiar, então é fundamental manter um diálogo aberto e comunicar a sua decisão para a sua família, que deve estar ciente e respeitá-la.

Além disso, tomar os devidos cuidados com a saúde é essencial para um doador de órgãos comprometido. Uma ótima alimentação, prática de exercícios físicos e mentais, e também a realização dos exames de rotina devem ser realizados sempre que possível.

Portadores de doenças como HIV, Hepatites B e C, doenças degenerativas crônicas e câncer, não podem doar órgãos.

Lembre-se sempre de que a importância da doação de órgãos vai muito além de raça, sexo, religião ou classe econômica/social.

A doação de órgãos é um ato nobre e que realmente salva vidas, por isso é fundamental que as pessoas se conscientizem.

ATENÇÃO: Ressaltamos que as informações contidas nesta página têm o objetivo de informar e trazer dados importantes para o conhecimento sobre o tema, mas não substituem em nenhuma hipótese a consulta e orientação profissional.




Publicações Relacionadas

Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto

Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto Notícias

Muitas pessoas que já trabalhavam em casa antes da pandemia conhecem a importância de um home office saudável.

Mas e você, que adotou essa modalidade de trabalho remoto só agora, já sabe quais são as melhores práticas e condutas para manter a saúde e segurança ao...

Ler Mais
Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção

Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção Notícias

A pandemia do novo coronavírus também trouxe dúvidas quanto à prática de exercícios físicos. Afinal, como se manter saudável quando ficar em casa é a sua única opção?

Ficar em casa não é sinônimo de descuidar da saúde, por isso é essencial aliar isso às práticas...

Ler Mais
Qual a importância da nutrição para a nossa saúde?

Qual a importância da nutrição para a nossa saúde? Notícias

Você sabe qual a importância da nutrição para a nossa saúde? A alimentação tem papel essencial na saúde, pois é através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor...

Ler Mais
Conheça a importância da vacinação nos dias atuais

Conheça a importância da vacinação nos dias atuais Notícias

Você conhece a importância da vacinação para o mundo e para a saúde das pessoas?

Atualmente, existem muitas dúvidas em relação ao assunto, e mesmo que as vacinas passem por diversos testes e fiscalizações, muitas pessoas ainda ficam desconfiadas em relação à...

Ler Mais
Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde? 

Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde?  Notícias

A área da saúde pública enfrenta muitos desafios todos os anos, seja por problemas relacionados ao comportamento destrutivo do ser humano, seja por problemas que fogem do nosso controle.

Todas as medidas executadas pelo estado para garantir o bem-estar físico, mental e social da...

Ler Mais
Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional?

Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional? Notícias

Você costuma reservar um tempo para cuidar do seu bem-estar emocional? O nosso dia a dia exige muita energia, tanto física quanto mental, e é por isso que devemos sempre pensar em como isso afeta o nosso psicológico.

Estar bem com as suas emoções é muito importante, por isso...

Ler Mais