Como fortalecer os ossos através de práticas saudáveis?

Notícias

Como fortalecer os ossos através de práticas saudáveis?
  Data Publicação:
06 de Outubro de 2020
  Autor das Imagens:
Coopusaúde
  Autor dos Textos:
Coopusaúde


Como fortalecer os ossos através de práticas saudáveis?

Manter uma boa saúde requer cuidados diários com a alimentação e com o corpo, tanto na parte física como psicológica. A parte óssea do nosso corpo também deve receber cuidados, pois eles se desgastam ao longo do tempo, se tornando fundamental adotar boas práticas para fortalecer os ossos.

A principal forma de cuidar dos ossos é através da alimentação. Alimentos ricos em cálcio contribuem para ossos fortes, regulando os níveis de vitaminas, minerais e proteínas no organismo. Leia a seguir sobre a importância de manter seus ossos saudáveis.

Como a alimentação auxilia a fortalecer os ossos?

O cálcio é o mineral responsável pela manutenção das células que dão resistência e força aos ossos. Seu consumo recomendado deve ser feito diariamente, e ele pode ser encontrado em alimentos como o leite, iogurte, queijo, couve, espinafre e hortaliças verde escuro.

A necessidade do cálcio varia ao longo da vida, sendo assim, as crianças, adolescentes e mulheres grávidas precisam de doses maiores de cálcio para manter os níveis regulados.

Também é importante evitar consumir alimentos que prejudicam a absorção do cálcio, como o café e as proteínas, que contribuem para o aumento da excreção desse mineral.

Além disso, a vitamina D também é essencial para a boa saúde dos ossos. Ela é obtida quando se alia uma boa alimentação à exposição solar. Clique aqui e saiba mais sobre os tipos de vitaminas no nosso organismo.

Mesmo mantendo a dieta em dia, a alimentação não é o único fator que influencia na resistência dos ossos ao longo do tempo. Veja a seguir algumas práticas que contribuem para ossos saudáveis.

Além da alimentação, o que podemos fazer para garantir a boa saúde dos ossos?

O consumo de cálcio é muito importante para o fortalecimento dos ossos, porém ele deve ser feito em conjunto das demais práticas saudáveis recomendadas.

É essencial combinar a alimentação saudável com a prática de exercícios físicos, sendo estes realizados de forma correta e respeitando as limitações de cada um.

Na terceira idade, exercícios e atividades de resistência são fundamentais, pois na velhice o esqueleto já está desgastado e é muito importante evitar doenças como a osteoporose através de práticas preventivas.

Entretanto, não basta apenas adotar hábitos saudáveis enquanto você não se livrar dos hábitos ruins. O fumo e o alcoolismo, bem como a obesidade, são fatores que contribuem para o enfraquecimento dos ossos, causando danos irreversíveis à saúde.

Se você deseja manter a sua saúde em dia, lembre-se sempre de adotar um estilo de vida saudável, incluindo uma rotina de exercícios, uma boa alimentação, e também realizar exames periódicos de saúde. A Coopusaúde possui planos de saúde que são feitos para você, clique abaixo e confira.


 Além de todas essas práticas saudáveis, é fundamental visitar e conversar com o seu médico de confiança para saber quais são os melhores caminhos e maneiras de evitar e prevenir doenças. Saiba mais a seguir. 

Procure sempre a ajuda de um profissional

Procurar o seu médico para entender melhor sobre as suas condições de saúde também faz parte da prevenção.

Muitas vezes, as pessoas fazem parte do grupo de risco de algumas doenças e nem sabem. No caso da osteoporose, certas condições médicas e alguns medicamentos podem aumentar as chances do desenvolvimento da doença.

Dessa forma, é fundamental conversar com o seu médico para juntos encontrarem a melhor forma de lidar com esse risco.

ATENÇÃO: Ressaltamos que as informações contidas nesta página têm o objetivo de informar e trazer dados importantes para o conhecimento sobre o tema, mas não substituem em nenhuma hipótese a consulta e orientação profissional.


 

Publicações Relacionadas

Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto

Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto Notícias

Muitas pessoas que já trabalhavam em casa antes da pandemia conhecem a importância de um home office saudável.

Mas e você, que adotou essa modalidade de trabalho remoto só agora, já sabe quais são as melhores práticas e condutas para manter a saúde e segurança ao...

Ler Mais
Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção

Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção Notícias

A pandemia do novo coronavírus também trouxe dúvidas quanto à prática de exercícios físicos. Afinal, como se manter saudável quando ficar em casa é a sua única opção?

Ficar em casa não é sinônimo de descuidar da saúde, por isso é essencial aliar isso às práticas...

Ler Mais
Qual a importância da nutrição para a nossa saúde?

Qual a importância da nutrição para a nossa saúde? Notícias

Você sabe qual a importância da nutrição para a nossa saúde? A alimentação tem papel essencial na saúde, pois é através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor...

Ler Mais
Conheça a importância da vacinação nos dias atuais

Conheça a importância da vacinação nos dias atuais Notícias

Você conhece a importância da vacinação para o mundo e para a saúde das pessoas?

Atualmente, existem muitas dúvidas em relação ao assunto, e mesmo que as vacinas passem por diversos testes e fiscalizações, muitas pessoas ainda ficam desconfiadas em relação à...

Ler Mais
Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde? 

Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde?  Notícias

A área da saúde pública enfrenta muitos desafios todos os anos, seja por problemas relacionados ao comportamento destrutivo do ser humano, seja por problemas que fogem do nosso controle.

Todas as medidas executadas pelo estado para garantir o bem-estar físico, mental e social da...

Ler Mais
Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional?

Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional? Notícias

Você costuma reservar um tempo para cuidar do seu bem-estar emocional? O nosso dia a dia exige muita energia, tanto física quanto mental, e é por isso que devemos sempre pensar em como isso afeta o nosso psicológico.

Estar bem com as suas emoções é muito importante, por isso...

Ler Mais