Conheça a importância da inclusão de pessoas com deficiência no Brasil

Notícias

Conheça a importância da inclusão de pessoas com deficiência no Brasil
  Data Publicação:
11 de Novembro de 2020
  Autor das Imagens:
Coopusaúde
  Autor dos Textos:
Coopusaúde


Conheça a importância da inclusão de pessoas com deficiência no Brasil

Atualmente, existem milhares de pessoas com deficiência no Brasil, porém as questões envolvendo o seu bem estar e inclusão social ainda são pouco discutidas, fazendo com que elas não ocupem espaços na sociedade.

Ambientes como escolas, universidades, o mercado de trabalho e grupos sociais precisam saber como incentivar melhor a inclusão de pessoas com deficiência em seus meios, de forma que elas usem a sua voz ativa para falar o que pensam e se sentirem livres para opinar.

Mesmo assim, muitos movimentos procuram promover ações que buscam a inclusão de pessoas com deficiência, recebendo poucos incentivos e trabalhando muito.

Saiba mais sobre a inclusão de pessoas com deficiência no Brasil a seguir.

Como é o dia a dia de uma pessoa com deficiência?

Segundo a classificação internacional criada pela OMS, deficiência é: qualquer perda ou anormalidade relacionada à estrutura ou à função psicológica, fisiológica ou anatômica.

Ou seja, pessoas com deficiência são aquelas que possuem impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais que fazem com que elas percam o seu espaço e participação na sociedade com as demais pessoas.

Por isso, o dia a dia de pessoas com deficiência no Brasil pode ser muito difícil e frustrante, pois muitas das condições necessárias são esquecidas e negligenciadas pela maior parte da população.

Nas ruas, muitas vezes não se encontra a infraestrutura necessária para que a pessoa que possui alguma deficiência possa se deslocar de forma segura, sejam calçadas adaptadas para deficientes visuais ou rampas para cadeirantes.

A acessibilidade  ainda é muito precária na maioria dos ambientes públicos, e isso é uma das principais coisas que precisam ser mudadas através de políticas públicas e com o esforço da sociedade.

Para que consigamos adaptar um mundo que seja bom para todos, devemos levar em conta as diferenças nos tipos de deficiência e o que seria interessante para auxiliar cada uma delas.

Existem diversos tipos de deficiências, e dentro desses tipos, ainda mais classificações que definem os impedimentos que uma pessoa pode sofrer.

Tipos de deficiências

  • Deficiência Visual: Quando ocorre a perda ou a redução das funções básicas dos olhos e dos sistemas visuais
  • Deficiência Auditiva: Quando ocorre a perda parcial ou completa da audição em um ou ambos os ouvidos. Pode acontecer ao longo da vida ou de nascença.
  • Deficiência Mental: É caracterizada pelos problemas que ocorrem no cérebro, levando ao seu baixo rendimento. Não afetam outras regiões ou áreas cerebrais.
  • Deficiência Física: Ocorre pelas diferenças nas condições motoras que comprometem a mobilidade e a coordenação motora. Pode ser causada por lesões e más formações congênitas ou adquiridas.

As deficiências também podem ocorrer de forma múltipla, ou seja, quando são associadas duas ou mais deficiências.

Além de saber diferenciar os tipos de deficiências existentes, podemos pensar em formas de facilitar a vida dessas pessoas e, através da empatia, ajudá-las a garantir uma vida melhor. Veja abaixo as melhores formas de ajudar pessoas com deficiência.

Como ajudar pessoas com deficiência?

No nosso dia a dia, podemos nos deparar com diversas situações que são normais para a gente, mas para uma pessoa com deficiência pode ser um verdadeiro desafio.

Além de ser uma questão de respeito e solidariedade, ajudando pessoas com deficiência você contribui para um mundo mais cooperativo e também influencia mais pessoas a fazerem o mesmo.


Antes de ajudar alguém com deficiência é fundamental perguntar para essa pessoa se ela realmente precisa de ajuda ou quer ser ajudada, pois nem sempre ela quer aceitar a sua ajuda e é preciso respeitar a sua decisão.

Boas práticas na hora de ajudar alguém são:

  • Ao empurrar uma pessoa em uma cadeira de rodas, tome bastante cuidado para não causar acidentes.
  • Caso você não entenda o que a pessoa diz, peça para ela escrever ou para repetir, e sempre respeite o ritmo dela.
  • Se você for guiar um cego, nunca pegue no braço ou na mão para conduzi-lo. Ofereça você o seu braço e deixe que ele o pegue antes de começar a andar. 
  • Se você parar para conversar com alguém, vire a cadeira de rodas para que a pessoa consiga participar.

Além de ajudar no dia a dia, é essencial cobrar dos órgão competentes que esses promovam novas maneiras de buscar pela inclusão de pessoas com deficiência em todos os meios da nossa sociedade.

Locais adaptados também são ótimos para as pessoas que realmente precisam deles, então se você é dono de um estabelecimento, isso pode ser algo importante a se pensar.

Fazer a sua parte e realizar doações para ONGs e associações também reflete e contribui na qualidade de vida dessas pessoas. Caso tenha condições, realize doações para as organizações da sua cidade.

Pensar na saúde e na qualidade de vida do próximo é a melhor maneira de cooperar. Com a Coopusaúde, cooperar é mais saudável.



Publicações Relacionadas

Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto

Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto Notícias

Muitas pessoas que já trabalhavam em casa antes da pandemia conhecem a importância de um home office saudável.

Mas e você, que adotou essa modalidade de trabalho remoto só agora, já sabe quais são as melhores práticas e condutas para manter a saúde e segurança ao...

Ler Mais
Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção

Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção Notícias

A pandemia do novo coronavírus também trouxe dúvidas quanto à prática de exercícios físicos. Afinal, como se manter saudável quando ficar em casa é a sua única opção?

Ficar em casa não é sinônimo de descuidar da saúde, por isso é essencial aliar isso às práticas...

Ler Mais
Qual a importância da nutrição para a nossa saúde?

Qual a importância da nutrição para a nossa saúde? Notícias

Você sabe qual a importância da nutrição para a nossa saúde? A alimentação tem papel essencial na saúde, pois é através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor...

Ler Mais
Conheça a importância da vacinação nos dias atuais

Conheça a importância da vacinação nos dias atuais Notícias

Você conhece a importância da vacinação para o mundo e para a saúde das pessoas?

Atualmente, existem muitas dúvidas em relação ao assunto, e mesmo que as vacinas passem por diversos testes e fiscalizações, muitas pessoas ainda ficam desconfiadas em relação à...

Ler Mais
Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde? 

Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde?  Notícias

A área da saúde pública enfrenta muitos desafios todos os anos, seja por problemas relacionados ao comportamento destrutivo do ser humano, seja por problemas que fogem do nosso controle.

Todas as medidas executadas pelo estado para garantir o bem-estar físico, mental e social da...

Ler Mais
Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional?

Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional? Notícias

Você costuma reservar um tempo para cuidar do seu bem-estar emocional? O nosso dia a dia exige muita energia, tanto física quanto mental, e é por isso que devemos sempre pensar em como isso afeta o nosso psicológico.

Estar bem com as suas emoções é muito importante, por isso...

Ler Mais