Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde? 

Notícias

Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde? 
  Data Publicação:
02 de Fevereiro de 2021
  Autor das Imagens:
Coopusaúde
  Autor dos Textos:
Coopusaúde


Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde? 

A área da saúde pública enfrenta muitos desafios todos os anos, seja por problemas relacionados ao comportamento destrutivo do ser humano, seja por problemas que fogem do nosso controle.

Todas as medidas executadas pelo estado para garantir o bem-estar físico, mental e social da população fazem parte da saúde pública, e muitas dessas medidas podem refletir diretamente em nossa saúde.

Leia o texto a seguir e entenda mais sobre os impactos do meio na saúde pública.

A saúde e o ambiente


Os impactos ambientais são definidos como alterações no meio ambiente que causam modificações nas propriedades químicas, físicas e biológicas de um local.

Esses impactos são imprevisíveis, e muitas vezes podem causar malefícios para o meio ambiente e para a saúde humana. Existe uma estreita relação entre os impactos ambientais e o surgimento de doenças, que funcionam como causa e efeito.

Dessa maneira, é fundamental ter o conhecimento das consequências causadas pelos impactos ambientais. Veja a seguir.


Poluição da água


Quando a água é poluída, ocorre o aumento da proliferação de microorganismos patogênicos e das substâncias tóxicas. Esgotos que não recebem nenhum tratamento podem transportar fezes de pessoas enfermas, aumentando a disseminação de doenças como hepatites e a ascaridíase.


Poluição da atmosfera


A poluição do ar ataca os nossos sistemas por inteiro. Problemas respiratórios como bronquite, asma, enfisema pulmonar e câncer de pulmão são potencializados com a poluição do ar. Ela também é capaz de afetar o coração e causar infartos. 

Desmatamento


O desmatamento acaba por acelerar o surgimento de doenças em determinadas regiões, pois ele obriga vetores de doenças como, por exemplo, mosquitos a buscarem outros lugares para se abrigar e conseguir alimento. Dessa forma, eles espalham vírus e outros organismos patogênicos.

Além disso, cenários de fragilidade e vulnerabilidade também representam uma parcela degradante da saúde pública. Fatores como a fome, seca e conflitos estabelecem crises sanitárias em todo o mundo, impactando na saúde de muitas pessoas.

É imprescindível diminuir os impactos na saúde e no meio ambiente através de hábitos e políticas de preservação, afinal tudo isso contribui para um futuro mais saudável para nós e para as gerações futuras. Saiba agora a importância da saúde pública para as pessoas.


Qual a importância da saúde pública?


Quando as pessoas podem contar com saúde pública de qualidade, muitos problemas são evitados e é garantido um direito básico ao ser humano.

Dessa maneira, quando recebemos uma atenção básica em sistemas de saúde, os cuidados fornecidos conseguem satisfazer as necessidades da maioria das pessoas. Ao mesmo tempo, o controle e a erradicação de vírus e bactérias promove uma melhor qualidade de vida.

Ou seja, quanto melhor a qualidade da saúde oferecida à população, maior é o conforto e o bem-estar de todos, afinal até mesmo doenças que estão diretamente relacionadas com a qualidade de vida podem sofrer quedas em seus índices, como é o caso da depressão e da ansiedade.


Cooperar é cuidar de todos


O sentimento de empatia e o esforço comunitário também fazem parte da saúde pública. Quando nos colocamos no lugar do outro somos capazes de enxergar as situações com outros olhos, e dessa forma entender o que realmente é importante em cada situação.

Por isso, o ato de investir em saúde pública também pode ser um ato individual, pois através de pequenas atitudes, como não poluir ou se preocupar com a saúde do outro, maiores problemas são evitados e nossos dias nos tornam mais saudáveis.

Com a Coopusaúde, o ato de cooperar ajuda a criar um mundo mais saudável, por isso lembre-se sempre de cuidar da saúde do próximo com responsabilidade.

ATENÇÃO: Ressaltamos que as informações contidas nesta página têm o objetivo de informar e trazer dados importantes para o conhecimento sobre o tema, mas não substituem em nenhuma hipótese a consulta e orientação profissional.


Publicações Relacionadas

Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto

Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto Notícias

Muitas pessoas que já trabalhavam em casa antes da pandemia conhecem a importância de um home office saudável.

Mas e você, que adotou essa modalidade de trabalho remoto só agora, já sabe quais são as melhores práticas e condutas para manter a saúde e segurança ao...

Ler Mais
Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção

Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção Notícias

A pandemia do novo coronavírus também trouxe dúvidas quanto à prática de exercícios físicos. Afinal, como se manter saudável quando ficar em casa é a sua única opção?

Ficar em casa não é sinônimo de descuidar da saúde, por isso é essencial aliar isso às práticas...

Ler Mais
Qual a importância da nutrição para a nossa saúde?

Qual a importância da nutrição para a nossa saúde? Notícias

Você sabe qual a importância da nutrição para a nossa saúde? A alimentação tem papel essencial na saúde, pois é através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor...

Ler Mais
Conheça a importância da vacinação nos dias atuais

Conheça a importância da vacinação nos dias atuais Notícias

Você conhece a importância da vacinação para o mundo e para a saúde das pessoas?

Atualmente, existem muitas dúvidas em relação ao assunto, e mesmo que as vacinas passem por diversos testes e fiscalizações, muitas pessoas ainda ficam desconfiadas em relação à...

Ler Mais
Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional?

Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional? Notícias

Você costuma reservar um tempo para cuidar do seu bem-estar emocional? O nosso dia a dia exige muita energia, tanto física quanto mental, e é por isso que devemos sempre pensar em como isso afeta o nosso psicológico.

Estar bem com as suas emoções é muito importante, por isso...

Ler Mais
Cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia

Cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia Notícias

No primeiro mês do ano, tratamos sobre os cuidados com a saúde mental. No ano de 2021 esse tema ganha uma importância ainda maior, pois os impactos da pandemia do Coronavírus foram refletidos diretamente na saúde mental de todos.

Por chegar carregado de incertezas e frustrações, é...

Ler Mais