Junho Vermelho e Junho Laranja são as ações deste mês. O vermelho representa a importância da doação de sangue, enquanto o laranja visa alertar sobre duas doenças que envolvem o sangue: anemia e leucemia.
Junho vermelho
Junho Vermelho é uma iniciativa de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Este mês foi escolhido pela queda no número de doações nesta época.
No inverno, infecções respiratória são mais comuns, o que impede que as pessoas doem sangue. Junho também costuma ser um período de férias escolares, quando muitas famílias viajam e, assim, deixam de doar.
Doar sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. Estima-se que até quatro pessoas possam ser salvas graças a um doador. Por isso, é fundamental manter os bancos de sangue abastecidos todo o ano.
Junho Laranja
Este mês também traz a campanha Junho Laranja, criada para alertar as pessoas sobre os riscos da leucemia e da anemia, duas doenças que envolvem o sangue. Em ambas, o diagnóstico precoce aumenta as chances de controle e cura da doença.
Leucemia é a denominação dada a um grupo de cânceres que afetam os glóbulos brancos do sangue e comprometem os sistemas de defesa do organismo. No Brasil, 10.810 novos casos de leucemia serão diagnosticados este ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
A anemia é causada pela baixa quantidade de hemoglobina no sangue, e causa sensação de cansaço, tontura e palidez. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a anemia afeta cerca de 30% da população mundial.
O nível de hemoglobina deve ser pelo menos 11, considerado o mínimo para o bem-estar. Quando o paciente se aproxima ou ultrapassa esse número, percebe um aumento de energia e redução da fadiga.
Fevereiro é um mês de conscientização dupla, dedicado a campanhas de saúde de grande relevância: o Fevereiro Roxo e o Fevereiro Laranja. Conhecer os sintomas e o impacto dessas condições é o primeiro passo para a prevenção, o diagnóstico e a...
Ler Mais
O verão é sinônimo de férias, praia, piscina e uma agenda mais flexível. Mas o aumento das temperaturas e a mudança na rotina podem representar um desafio para a manutenção dos hábitos saudáveis.
Pensando nisso, separamos três pilares essenciais para você aproveitar a...
Tão importante quanto planejar viagens e finanças é planejar a sua saúde. O check-up anual é a ferramenta mais eficaz de Medicina Preventiva, e iniciá-lo em janeiro ou fevereiro oferece uma grande vantagem: a detecção precoce.
Muitas doenças crônicas – como...
O início do ano é marcado por uma energia de renovação e, invariavelmente, pela elaboração de listas de metas: "emagrecer", "aprender um novo idioma", "economizar", "ser mais produtivo".
Embora a intenção seja positiva, esse movimento massivo pode gerar uma pressão...
O que é inflamação?Inflamação é uma resposta do organismo a agressões. Enquanto inflamação aguda cura feridas, a inflamação crônica atua silenciosamente e contribui para doenças como diabete tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns cânceres. A alimentação tem...
Ler Mais
1. Por que o sono é tão importante?O sono não é “tempo perdido”: é quando o organismo regula hormônios, consolida memória, repara células e fortalece o sistema imune. A falta crônica de sono está associada a maior risco de ganho de peso, diabetes, hipertensão, doenças...
Ler Mais