Conheça a importância da vacinação nos dias atuais

Notícias

Conheça a importância da vacinação nos dias atuais
  Data Publicação:
01 de Março de 2021
  Autor das Imagens:
Coopusaúde
  Autor dos Textos:
Coopusaúde


Conheça a importância da vacinação nos dias atuais

Você conhece a importância da vacinação para o mundo e para a saúde das pessoas?

Atualmente, existem muitas dúvidas em relação ao assunto, e mesmo que as vacinas passem por diversos testes e fiscalizações, muitas pessoas ainda ficam desconfiadas em relação à imunização.

Que tal entender mais sobre a importância da vacinação e todos os benefícios que ela traz? Acompanhe nosso artigo.

Criação das vacinas


Os primeiros relatos da "vacinação" no mundo estão relacionados ao combate da varíola na China. Isso aconteceu no século 10. Na época, os chineses trituravam cascas de feridas e sopravam o pó sobre o rosto das pessoas. Essa seria a primeira vez na história em que versões enfraquecidas de vírus passaram a ser introduzidas no corpo das pessoas.

Porém, foi em 1978, que o termo "vacina" surgiu pela primeira vez. Tudo graças a um experimento do médico e cientista inglês Edward Jenner.

Após ouvir alguns relatos, Jenner descobriu que trabalhadores da zona rural não pegavam varíola pois já haviam contraído a varíola bovina. A partir daí, conduziu um experimento e introduziu os dois vírus em um menino de 8 anos de idade, confirmando a base científica dos relatos.

A partir desse experimento e de vários outros, as vacinas começaram a ser produzidas em todo o mundo, se tornando a principal forma de combate a doenças.



Qual a importância da vacinação?


Não há dúvida de que as vacinas são a principal forma de combate a doenças, já que elas são capazes de blindar o organismo contra ameaças.

Altos índices de vacinação em um país são capazes de erradicar doenças, porém isso só acontece quando o número de vacinados é muito alto.

Ao longo do tempo, as vacinas foram responsáveis por reduzir muito a incidência da pólio, sarampo e tétano, entre muitas outras doenças existentes na época.

Contra doenças infecto contagiosas, as vacinas são a forma mais segura e eficaz de prevenção, afinal elas são instrumentos de proteção individual e ao mesmo tempo coletiva.

Mesmo com todos esses benefícios, ainda existem dúvidas em relação às vacinas. Uma das principais é sobre a segurança/eficácia delas. Veja a seguir sobre as etapas pelas quais uma vacina passa.

Conheça as etapas da produção de uma vacina


O processo das pesquisas e do desenvolvimento de uma vacina é dividido em diversas etapas. Na maioria das vezes, esse processo é longo e demorado, envolvendo muitos investimentos e riscos.

A primeira etapa no desenvolvimento de uma vacina é a pesquisa. É nela que os estudos são desenvolvidos através de métodos científicos e propostas de vacina são identificadas.

A segunda etapa no desenvolvimento de uma vacina são os testes pré-clínicos, que têm por objetivo certificar a segurança e o potencial imunogênico da vacina.

Já a terceira etapa no desenvolvimento de uma vacina são os ensaios clínicos. Essa é uma etapa mais longa e cara. Aqui os estudos são divididos nas seguintes fases:

  • Fase 1 - É o primeiro estudo realizado em seres humanos e tem como objetivo garantir a segurança da vacina.
  • Fase 2 - O intuito dessa etapa é garantir a imunogenicidade da vacina.
  • Fase 3 - É a última fase de estudo antes da obtenção do registro sanitário e o objetivo é garantir a sua eficácia. Somente após a fase 3 e a obtenção do registro sanitário é que a vacina pode ser disponibilizada para a população.
  • Fase 4 - Nessa fase, a vacina é disponibilizada para a população.

Depois de passar por esse processo, as vacinas são monitoradas através de uma vigilância responsável por verificá-las enquanto estão sendo utilizados pela população.

Muitas pessoas são contra a vacinação, mas por quê?


Desde que as campanhas de vacinação existem, há pessoas que contestam as vacinas. Normalmente essas críticas são feitas através de argumentos que evocam a ética, a efetividade e a segurança das substâncias.

Os movimentos antivacinas ocasionam a desconstrução da autoridade médica, negando evidências científicas.

Cientistas afirmam que o desconhecimento sobre o tema, notícias falsas e boatos sem embasamento científico são responsáveis por um grande número de ocorrências de doenças que poderiam ser evitadas, caso as instruções sobre a vacinação fossem seguidas.

É por isso que é muito importante se informar corretamente em relação às campanhas de vacinação, confiar em fontes científicas e autoridades na área da saúde.

Se vacinar também é cooperar por um futuro mais saudável


Com a importância da imunização atualmente, se torna essencial garantir a sua segurança e a segurança da sua família. É por isso que se vacinar também é um ato de cooperação, contribuindo para uma sociedade mais saudável e para a diminuição nos números de muitas doenças.

ATENÇÃO: Ressaltamos que as informações contidas nesta página têm o objetivo de informar e trazer dados importantes para o conhecimento sobre o tema, mas não substituem em nenhuma hipótese a consulta e orientação profissional.


Publicações Relacionadas

Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto

Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto Notícias

Muitas pessoas que já trabalhavam em casa antes da pandemia conhecem a importância de um home office saudável.

Mas e você, que adotou essa modalidade de trabalho remoto só agora, já sabe quais são as melhores práticas e condutas para manter a saúde e segurança ao...

Ler Mais
Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção

Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção Notícias

A pandemia do novo coronavírus também trouxe dúvidas quanto à prática de exercícios físicos. Afinal, como se manter saudável quando ficar em casa é a sua única opção?

Ficar em casa não é sinônimo de descuidar da saúde, por isso é essencial aliar isso às práticas...

Ler Mais
Qual a importância da nutrição para a nossa saúde?

Qual a importância da nutrição para a nossa saúde? Notícias

Você sabe qual a importância da nutrição para a nossa saúde? A alimentação tem papel essencial na saúde, pois é através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor...

Ler Mais
Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde? 

Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde?  Notícias

A área da saúde pública enfrenta muitos desafios todos os anos, seja por problemas relacionados ao comportamento destrutivo do ser humano, seja por problemas que fogem do nosso controle.

Todas as medidas executadas pelo estado para garantir o bem-estar físico, mental e social da...

Ler Mais
Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional?

Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional? Notícias

Você costuma reservar um tempo para cuidar do seu bem-estar emocional? O nosso dia a dia exige muita energia, tanto física quanto mental, e é por isso que devemos sempre pensar em como isso afeta o nosso psicológico.

Estar bem com as suas emoções é muito importante, por isso...

Ler Mais
Cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia

Cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia Notícias

No primeiro mês do ano, tratamos sobre os cuidados com a saúde mental. No ano de 2021 esse tema ganha uma importância ainda maior, pois os impactos da pandemia do Coronavírus foram refletidos diretamente na saúde mental de todos.

Por chegar carregado de incertezas e frustrações, é...

Ler Mais