Qual a importância da nutrição para a nossa saúde?

Notícias

Qual a importância da nutrição para a nossa saúde?
  Data Publicação:
01 de Março de 2021
  Autor das Imagens:
Coopusaúde
  Autor dos Textos:
Coopusaúde


Qual a importância da nutrição para a nossa saúde?

Você sabe qual a importância da nutrição para a nossa saúde? A alimentação tem papel essencial na saúde, pois é através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor maneira.

Segundo a OPAS, A ingestão calórica deve estar em consonância com o gasto calórico. Evidências científicas indicam que a gordura total não deve exceder 30% da ingestão total de calorias para evitar o aumento de peso.

Isso implica em uma mudança do consumo de gorduras saturadas para a ingestão de gorduras não saturadas e a eliminação gradual das gorduras do tipo trans.

Quer saber mais sobre os principais benefícios de uma ótima nutrição? A nutricionista Aline Dalla Costa tira algumas dúvidas em relação à alimentação saudável, leia e confira!

O que significa ter uma alimentação saudável?

Uma alimentação saudável é aquela que compreende todos os grupos alimentares (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais) de forma equilibrada, fornecendo assim, as quantidades adequadas de nutrientes para manutenção das funções vitais.

Quais alimentos não podem faltar em nossa rotina?

O consumo de gorduras benéficas, como azeite extra-virgem, abacate e as oleaginosas; legumes, verduras, frutas, peixe, carnes magras, cereais integrais são de extrema importância para podermos ter uma alimentação mais saudável.

A água também é fundamental, pois ela é a solução fundamental para a vida, o meio em que todos os processos metabólicos ocorrem.

A quantidade de água que devemos ingerir, vai depender do clima, da atividade física, do estado fisiológico, da faixa etária e da alimentação seguida por cada um.  Lembrando também que a mastigação é fundamental para podermos absorver todos os nutrientes

Quais os principais alimentos que precisamos evitar ingerir em excesso?

A correria do dia a dia ligada a má administração do tempo é um perigo para a alimentação, pois faz com que se troque a comida caseira por lanches em fast-foods, que são alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio ou açúcares, que prejudicam as funções do nosso organismo.

Alguns alimentos que não devemos consumir com frequência são: frituras, alimentos com alto teor de gordura (como: bacon, torresmo, margarina, maionese) doces em geral, salgadinhos, embutidos, enlatados, lanches (como pizzas, cachorro quente, pastéis).

Comer bem ajuda a prevenir doenças? Quais delas podem ser prevenidas através da alimentação saudável?

A alimentação é fundamental para o ser humano, afinal é através dela que recebemos todos os nutrientes que o corpo precisa para funcionar corretamente. Dessa maneira, a alimentação saudável se torna uma das principais formas de prevenção.

Algumas doenças que podem ser prevenidas através da alimentação são a Anemia, Obesidade, Diabetes tipo 2, Acidente vascular cerebral (AVC) e várias outras.

Como a reeducação alimentar pode ajudar a nossa saúde?

Reeducação alimentar é a melhor maneira para garantir a saúde e a boa forma. A mudança dos hábitos alimentares não deve ser limitada apenas à escolha dos alimentos. É preciso aprender a mastigar corretamente, estabelecer horários para as refeições, dentre outras práticas saudáveis.



O que é mais importante: se alimentar bem ou emagrecer?

Ao nos alimentarmos bem, o processo de emagrecimento será uma consequência.

É por isso que o objetivo principal de manter uma ótima alimentação sempre deve ser a garantia de um estilo de vida saudável, pois dessa forma os resultados são obtidos de uma forma muito mais natural e satisfatória.

Quando é indicado o acompanhamento de um nutricionista?

O profissional mais adequado para ajudar na questão alimentar é o nutricionista, pois ele norteia a sua alimentação, para saber se você está consumindo todos os nutrientes necessários em cada fase de sua vida.

Sendo assim, o acompanhamento é indicado em todas as fases da vida. Se você tem dificuldade de se alimentar, ou já tem algum problema de saúde, como o colesterol alto, problemas no fígado, diabetes, compulsão alimentar ou até mesmo antes de ter algum problema de saúde, a fim de evitar o mesmo e ter uma qualidade de vida melhor.

Agora que você entendeu qual a importância da nutrição, coloque as dicas em prática

Como você viu, manter uma ótima nutrição diária é essencial. É por isso que se alimentar bem e incentivar as pessoas que você ama a se alimentarem de uma forma saudável também pode ser uma atividade de cooperação.


Através da cooperação, nossos dias se tornam mais bonitos e a nossa vida mais saudável. Conheça a Coopusaúde e venha se tornar um cooperado.


Esse texto foi escrito em parceria com a Nutricionista Aline Dalla Costa – CRN 2 0099S



Publicações Relacionadas

Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto

Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto Notícias

Muitas pessoas que já trabalhavam em casa antes da pandemia conhecem a importância de um home office saudável.

Mas e você, que adotou essa modalidade de trabalho remoto só agora, já sabe quais são as melhores práticas e condutas para manter a saúde e segurança ao...

Ler Mais
Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção

Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção Notícias

A pandemia do novo coronavírus também trouxe dúvidas quanto à prática de exercícios físicos. Afinal, como se manter saudável quando ficar em casa é a sua única opção?

Ficar em casa não é sinônimo de descuidar da saúde, por isso é essencial aliar isso às práticas...

Ler Mais
Conheça a importância da vacinação nos dias atuais

Conheça a importância da vacinação nos dias atuais Notícias

Você conhece a importância da vacinação para o mundo e para a saúde das pessoas?

Atualmente, existem muitas dúvidas em relação ao assunto, e mesmo que as vacinas passem por diversos testes e fiscalizações, muitas pessoas ainda ficam desconfiadas em relação à...

Ler Mais
Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde? 

Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde?  Notícias

A área da saúde pública enfrenta muitos desafios todos os anos, seja por problemas relacionados ao comportamento destrutivo do ser humano, seja por problemas que fogem do nosso controle.

Todas as medidas executadas pelo estado para garantir o bem-estar físico, mental e social da...

Ler Mais
Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional?

Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional? Notícias

Você costuma reservar um tempo para cuidar do seu bem-estar emocional? O nosso dia a dia exige muita energia, tanto física quanto mental, e é por isso que devemos sempre pensar em como isso afeta o nosso psicológico.

Estar bem com as suas emoções é muito importante, por isso...

Ler Mais
Cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia

Cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia Notícias

No primeiro mês do ano, tratamos sobre os cuidados com a saúde mental. No ano de 2021 esse tema ganha uma importância ainda maior, pois os impactos da pandemia do Coronavírus foram refletidos diretamente na saúde mental de todos.

Por chegar carregado de incertezas e frustrações, é...

Ler Mais