Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto

Notícias

Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto
  Data Publicação:
01 de Abril de 2021
  Autor das Imagens:
Coopusaúde
  Autor dos Textos:
Coopusaúde


Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto

Muitas pessoas que já trabalhavam em casa antes da pandemia conhecem a importância de um home office saudável.

Mas e você, que adotou essa modalidade de trabalho remoto só agora, já sabe quais são as melhores práticas e condutas para manter a saúde e segurança ao trabalhar em casa?

Leia o texto que preparamos e descubra como as práticas saudáveis podem tornar o seu home office mais aconchegante.

A importância do home office saudável

Trabalhar de casa tornou-se necessário por conta da pandemia do coronavírus, e dessa forma muitas pessoas precisaram se adaptar a uma nova realidade muito rápido.

Segundo dados do IBGE de 2018, cerca de 3,8 milhões de brasileiros já trabalhavam no regime de home office (antes mesmo da pandemia do Coronavírus), mostrando uma presença considerável no país.

Normalmente, o nosso ambiente de trabalho é projetado por profissionais para que a iluminação, ventilação e ergonomia sejam adequadas para jornadas longas de trabalho, o que geralmente não é o caso de nossas casas.

É justamente por isso que precisamos nos atentar com questões de saúde e segurança no home office. Para isso, algumas dicas são importantes:

1 - Garanta o conforto e ergonomia no seu ambiente de trabalho, se atentando para ajustes de cadeira e mesa. É importante atentar para a sua postura, afinal nossa casa é um ambiente menos formal e muitas vezes faz com que relaxemos nossa postura.

2 - Fique atento à iluminação e ventilação do cômodo. É importante buscar o equilíbrio entre a luz da tela do computador e a iluminação do seu escritório, favorecendo sempre a luz natural. Busque também manter também as janelas abertas.

3 - Defina horários fixos para o trabalho e intervalos. É muito importante se organizar nesse sentido, pois estando em casa é muito fácil deixar as coisas para depois, então estabeleça uma rotina recorrente no seu trabalho remoto.



Cuidar da saúde é fundamental, mesmo estando em casa

Ao ficar em casa, acabamos nos deparando com situações diferentes do normal, o que pode mudar nossa rotina por completo.

Se você costumava praticar atividades físicas e teve que parar por causa da pandemia, saiba que elas são fundamentais e podem ser praticadas, mesmo estando em casa.

Durante o seu horário de trabalho em casa, faça pequenos intervalos para se alongar e para se movimentar, pois dessa forma o corpo relaxa e todo o cansaço acumulado é aliviado.

Que tal descobrir agora alguns exercícios de alongamento que podem ser praticados em casa?

- Exercício para o pescoço: Sentando em uma cadeira com o tronco ereto, faça rotações lentas de um lado para o outro, inclinando o pescoço lateralmente.

- Exercício para as costas: Na posição de prancha, com o corpo elevado, alinhado e apenas os antebraços apoiados, os cotovelos devem estar alinhados com os ombros, a palma da mão e os pés apoiados no chão. Fique nesta posição por 30 segundos.

- Exercício para melhorar a postura: Sentado em uma cadeira, para soltar a musculatura e a tensão das costas, entrelace as mãos e estique o corpo para frente por 20 segundos.

Outro ponto importante é cuidar da alimentação, fazendo as refeições nos horários corretos e de forma saudável, limitando o consumo de café e a ingestão de álcool.

Conte com os benefícios de um plano de saúde

Mesmo estando em casa, precisamos tomar precauções para não sofrer acidentes e se machucar. Como imprevistos sempre podem ocorrer, é fundamental contar com um bom plano de saúde que supra todas as suas necessidades.

Com um plano de saúde, agendar e planejar as suas consultas fica muito mais fácil, oferecendo diferenciais na hora dos atendimentos médicos como a agilidade, profissionais qualificados e equipamentos de ponta.

A Coopusaúde possui diversas modalidades de planos de saúde familiares e empresariais, se encaixando no seu orçamento e garantindo muitos benefícios. Clique aqui e saiba mais sobre a cooperativa.


Publicações Relacionadas

Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção

Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção Notícias

A pandemia do novo coronavírus também trouxe dúvidas quanto à prática de exercícios físicos. Afinal, como se manter saudável quando ficar em casa é a sua única opção?

Ficar em casa não é sinônimo de descuidar da saúde, por isso é essencial aliar isso às práticas...

Ler Mais
Qual a importância da nutrição para a nossa saúde?

Qual a importância da nutrição para a nossa saúde? Notícias

Você sabe qual a importância da nutrição para a nossa saúde? A alimentação tem papel essencial na saúde, pois é através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor...

Ler Mais
Conheça a importância da vacinação nos dias atuais

Conheça a importância da vacinação nos dias atuais Notícias

Você conhece a importância da vacinação para o mundo e para a saúde das pessoas?

Atualmente, existem muitas dúvidas em relação ao assunto, e mesmo que as vacinas passem por diversos testes e fiscalizações, muitas pessoas ainda ficam desconfiadas em relação à...

Ler Mais
Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde? 

Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde?  Notícias

A área da saúde pública enfrenta muitos desafios todos os anos, seja por problemas relacionados ao comportamento destrutivo do ser humano, seja por problemas que fogem do nosso controle.

Todas as medidas executadas pelo estado para garantir o bem-estar físico, mental e social da...

Ler Mais
Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional?

Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional? Notícias

Você costuma reservar um tempo para cuidar do seu bem-estar emocional? O nosso dia a dia exige muita energia, tanto física quanto mental, e é por isso que devemos sempre pensar em como isso afeta o nosso psicológico.

Estar bem com as suas emoções é muito importante, por isso...

Ler Mais
Cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia

Cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia Notícias

No primeiro mês do ano, tratamos sobre os cuidados com a saúde mental. No ano de 2021 esse tema ganha uma importância ainda maior, pois os impactos da pandemia do Coronavírus foram refletidos diretamente na saúde mental de todos.

Por chegar carregado de incertezas e frustrações, é...

Ler Mais