Cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia

Notícias

Cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia
  Data Publicação:
07 de Janeiro de 2021
  Autor das Imagens:
Coopusaúde
  Autor dos Textos:
Coopusaúde


Cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia

No primeiro mês do ano, tratamos sobre os cuidados com a saúde mental. No ano de 2021 esse tema ganha uma importância ainda maior, pois os impactos da pandemia do Coronavírus foram refletidos diretamente na saúde mental de todos.

Por chegar carregado de incertezas e frustrações, é fundamental discutir sobre a saúde mental nesse janeiro branco, afinal os impactos do ano de 2020 começam a aparecer a partir de agora.

Problemas causados pela pandemia


Muitos problemas foram causados indiretamente pela pandemia do Coronavírus, e vários deles estão relacionados com a saúde mental das pessoas.

Quando o mundo vira de ponta cabeça e nos faz adaptar a novas situações, nossa primeira reação é o estresse, funcionando como uma forma de defesa do organismo às adversidades que encontramos ao longo da vida.

O estresse faz com que o nosso corpo fique pronto para agir, porém o problema que enfrentamos atualmente não é visível e muito menos palpável, podendo estar em todo lugar a qualquer momento.

Dessa forma, vivemos nossos dias com medo, e a tensão de estar exposto ao contágio do vírus prejudica a nossa saúde mental de uma forma contínua, trazendo problemas de saúde a longo prazo.

Saiba mais a seguir sobre os impactos do confinamento na saúde mental.

O confinamento é necessário, mas traz problemas


Por estarmos lidando com uma doença que não possui um tratamento, a melhor forma de lidar com o contágio do vírus é através do isolamento social e do confinamento, afinal quanto menos pessoas se aglomerando, menor fica a transmissão do vírus.

Essa é uma medida muito importante no combate do Coronavírus, pois quando a transmissão é baixa, os hospitais conseguem tratar as pessoas contaminadas de uma forma mais tranquila e eficaz.

Porém, tudo isso também causa alguns problemas psicológicos.

A falta de contatos sociais prejudica a saúde de forma em que o sistema imunológico é afetado, impactando na produção de anticorpos. Da mesma forma, os sentimentos de angústia, impotência e desesperança podem ser os causadores de transtornos psicológicos.

Por isso, é fundamental manter contato com as pessoas mesmo à distância. Nessas horas a tecnologia é nossa aliada, e existem diversas formas de utilizá-la para interagir com os outros.

Claro que tudo isso não é igual ao contato habitual que tínhamos antes da pandemia, mas é uma forma de preencher o vazio e matar a saudade daqueles que amamos.

Veja a seguir os principais cuidados com a saúde mental que você pode ter neste período de incertezas.

Formas de cuidar da sua saúde mental


A melhor forma de você passar por essa pandemia de forma saudável é adotando as medidas recomendadas pelas autoridades da saúde e ao mesmo tempo cuidar da sua saúde mental. As melhores formas de fazer isso são:

Cuide do seu bem estar


Uma vida saudável requer uma ótima alimentação aliada com a prática de atividades físicas. Mesmo em isolamento, podemos cuidar do nosso bem estar de uma forma tranquila, basta adaptar a sua rotina e praticar atividades que tenham um caráter mais individual, como corridas e caminhadas.

Tome cuidado com o excesso de informação


Principalmente no período onde estamos vivendo, recebemos muitas informações diariamente. Muitas delas são relevantes, porém outras podem ser falsas e por isso é essencial checar sempre a fonte e a data de publicação de qualquer notícia antes de tomar aquilo como verdade.

Outro fator importante é estabelecer um horário para acessar notícias, e dessa forma não sobrecarregar a sua cabeça com muita informação.

Mantenha contato com amigos e familiares


Mesmo a distância, é fundamental saber como anda a vida das pessoas que você ama e que você costumava conviver. Por isso, faça ligações, videochamadas e converse por WhatsApp com aqueles que são importantes para você.




Tudo isso ajuda no enfrentamento da pandemia de uma maneira saudável, por isso tente colocar em prática essas dicas e veja como isso pode mudar o seu dia a dia.

Cuide de você para cuidar do outro


Mesmo tendo os cuidados com a saúde mental, não podemos nos esquecer dos cuidados com o vírus. Lembre-se sempre de lavar as mãos, evitar aglomerações e usar a máscara.

A prospecção de uma vacina já está em vista, mas isso não significa que os cuidados devem ser deixados de lado. Pelo contrário, precisamos redobrar nossas precauções e garantir que todos possam contar com boas condições de atendimento hospitalar.

Cuidando de você, você ajuda a contribuir para um mundo mais saudável e influencia outras pessoas a fazerem o mesmo.

ATENÇÃO: Ressaltamos que as informações contidas nesta página têm o objetivo de informar e trazer dados importantes para o conhecimento sobre o tema, mas não substituem em nenhuma hipótese a consulta e orientação profissional.


Publicações Relacionadas

Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto

Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto Notícias

Muitas pessoas que já trabalhavam em casa antes da pandemia conhecem a importância de um home office saudável.

Mas e você, que adotou essa modalidade de trabalho remoto só agora, já sabe quais são as melhores práticas e condutas para manter a saúde e segurança ao...

Ler Mais
Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção

Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção Notícias

A pandemia do novo coronavírus também trouxe dúvidas quanto à prática de exercícios físicos. Afinal, como se manter saudável quando ficar em casa é a sua única opção?

Ficar em casa não é sinônimo de descuidar da saúde, por isso é essencial aliar isso às práticas...

Ler Mais
Qual a importância da nutrição para a nossa saúde?

Qual a importância da nutrição para a nossa saúde? Notícias

Você sabe qual a importância da nutrição para a nossa saúde? A alimentação tem papel essencial na saúde, pois é através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor...

Ler Mais
Conheça a importância da vacinação nos dias atuais

Conheça a importância da vacinação nos dias atuais Notícias

Você conhece a importância da vacinação para o mundo e para a saúde das pessoas?

Atualmente, existem muitas dúvidas em relação ao assunto, e mesmo que as vacinas passem por diversos testes e fiscalizações, muitas pessoas ainda ficam desconfiadas em relação à...

Ler Mais
Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde? 

Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde?  Notícias

A área da saúde pública enfrenta muitos desafios todos os anos, seja por problemas relacionados ao comportamento destrutivo do ser humano, seja por problemas que fogem do nosso controle.

Todas as medidas executadas pelo estado para garantir o bem-estar físico, mental e social da...

Ler Mais
Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional?

Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional? Notícias

Você costuma reservar um tempo para cuidar do seu bem-estar emocional? O nosso dia a dia exige muita energia, tanto física quanto mental, e é por isso que devemos sempre pensar em como isso afeta o nosso psicológico.

Estar bem com as suas emoções é muito importante, por isso...

Ler Mais