Como fazer portabilidade de plano de saúde? Saiba agora 

Notícias

Como fazer portabilidade de plano de saúde? Saiba agora 
  Data Publicação:
07 de Janeiro de 2021
  Autor das Imagens:
Coopusaúde
  Autor dos Textos:
Coopusaúde


Como fazer portabilidade de plano de saúde? Saiba agora 

Contar com um plano de saúde é essencial para você garantir a segurança e o conforto que a sua família ou empresa merecem. Mas, e quando o plano de saúde que você está usando não atende mais às suas necessidades, o que fazer?

Se o plano de saúde que você usa já não está tão bom o quanto era, é possível trocar para outro. Veja a seguir como fazer a portabilidade de plano de saúde.

Como fazer portabilidade de plano de saúde


Se você deseja fazer a portabilidade do seu plano de saúde atual, precisa, em primeiro lugar, cumprir o prazo de carência do seu plano atual. Quem faz a portabilidade pela primeira vez deve completar no mínimo dois anos no plano vigente. Já nas próximas vezes, o tempo é reduzido para apenas um ano de permanência no plano.

Além dessas, algumas das principais exigências para a realização da portabilidade são:

- O plano atual deve ter sido contratado após 1º de janeiro de 1999 ou ter sido adaptado à Lei dos Planos de Saúde (Lei nº 9.656/98)

- O contrato deve estar ativo, ou seja, o plano atual não pode estar cancelado

- O beneficiário deve estar em dia com o pagamento das mensalidades

- O plano de destino deve ter preço compatível com o seu plano atual

Após estar de acordo com os requisitos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), você pode procurar por um plano de saúde que seja compatível com o seu. Veja a seguir como.

Procurando o melhor plano pra você


A melhor forma de encontrar um plano para realizar a portabilidade é através do Guia ANS de Planos de Saúde, onde são mostrados comparativos que te ajudam a decidir as melhores opções de planos.

Depois que você decidiu o plano ideal para você, basta reunir os documentos necessários para solicitar a adesão ao novo plano. Eles são:

- Comprovante de pagamento dos 3 últimos meses do plano atual

- Contrato do plano atual

- Número de protocolo do Guia ANS Planos de Saúde

- Se o plano de destino for coletivo, é necessário também um comprovante de que está apto para ingressar no plano

Após todos esses processos e documentos reunidos, a operadora do plano de saúde destino tem até 10 dias para analisar o pedido de portabilidade. Caso a operadora não responda, o pedido é considerado aceito.

Lembre-se de cancelar o plano de saúde de origem após ser aprovado no novo plano. Isso é fundamental para evitar problemas futuros com pagamentos e cobranças indevidas.

Como saber os planos compatíveis?


Para saber como fazer a portabilidade de plano de saúde, também é essencial conseguir avaliar quais planos de saúde são compatíveis.

O plano de saúde é considerado compatível quando a faixa de preço é igual ou menor do que o seu plano atual, lembrando que as faixas de preço de todos os convênios médicos são definidas pela ANS.

Para consultar planos compatíveis com o seu, você pode acessar o portal da ANS e conferir o Guia ANS Planos de Saúde. Ele é uma ferramenta que auxilia no processo de comparação entre planos com base no valor da mensalidade.



Aproveite os benefícios do novo plano


Após a aprovação do plano de destino e do cancelamento do plano de origem, é só aproveitar os benefícios do novo plano.

Possuir todo o conforto e segurança de um convênio médico é fundamental para sua família ou empresa. Dessa maneira a disponibilidade de consultas médicas, além de outras facilidades ajudam na prevenção de doenças, garantindo a boa saúde de todos.

Invista em um plano de saúde de qualidade e aproveite todos os seus benefícios.

IMPORTANTE: Ressaltamos que as informações contidas nesta página têm o objetivo de informar e trazer dados importantes para o conhecimento sobre o tema. Caso deseje encontrar mais informações sobre a portabilidade de planos de saúde, consulte o portal da ANS. 


Publicações Relacionadas

Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto

Home office saudável: Prevenção e cuidados no trabalho remoto Notícias

Muitas pessoas que já trabalhavam em casa antes da pandemia conhecem a importância de um home office saudável.

Mas e você, que adotou essa modalidade de trabalho remoto só agora, já sabe quais são as melhores práticas e condutas para manter a saúde e segurança ao...

Ler Mais
Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção

Como se manter saudável quando ficar em casa é sua única opção Notícias

A pandemia do novo coronavírus também trouxe dúvidas quanto à prática de exercícios físicos. Afinal, como se manter saudável quando ficar em casa é a sua única opção?

Ficar em casa não é sinônimo de descuidar da saúde, por isso é essencial aliar isso às práticas...

Ler Mais
Qual a importância da nutrição para a nossa saúde?

Qual a importância da nutrição para a nossa saúde? Notícias

Você sabe qual a importância da nutrição para a nossa saúde? A alimentação tem papel essencial na saúde, pois é através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor...

Ler Mais
Conheça a importância da vacinação nos dias atuais

Conheça a importância da vacinação nos dias atuais Notícias

Você conhece a importância da vacinação para o mundo e para a saúde das pessoas?

Atualmente, existem muitas dúvidas em relação ao assunto, e mesmo que as vacinas passem por diversos testes e fiscalizações, muitas pessoas ainda ficam desconfiadas em relação à...

Ler Mais
Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde? 

Os impactos do meio na saúde pública - O meio em que vivemos é capaz de interferir em nossa saúde?  Notícias

A área da saúde pública enfrenta muitos desafios todos os anos, seja por problemas relacionados ao comportamento destrutivo do ser humano, seja por problemas que fogem do nosso controle.

Todas as medidas executadas pelo estado para garantir o bem-estar físico, mental e social da...

Ler Mais
Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional?

Por que é tão importante cuidar do seu bem-estar emocional? Notícias

Você costuma reservar um tempo para cuidar do seu bem-estar emocional? O nosso dia a dia exige muita energia, tanto física quanto mental, e é por isso que devemos sempre pensar em como isso afeta o nosso psicológico.

Estar bem com as suas emoções é muito importante, por isso...

Ler Mais