Como fazer portabilidade de plano de saúde? Saiba agora 

Notícias

Como fazer portabilidade de plano de saúde? Saiba agora 
  Data Publicação:
07 de Janeiro de 2021
  Autor das Imagens:
Coopusaúde
  Autor dos Textos:
Coopusaúde


Como fazer portabilidade de plano de saúde? Saiba agora 

Contar com um plano de saúde é essencial para você garantir a segurança e o conforto que a sua família ou empresa merecem. Mas, e quando o plano de saúde que você está usando não atende mais às suas necessidades, o que fazer?

Se o plano de saúde que você usa já não está tão bom o quanto era, é possível trocar para outro. Veja a seguir como fazer a portabilidade de plano de saúde.

Como fazer portabilidade de plano de saúde


Se você deseja fazer a portabilidade do seu plano de saúde atual, precisa, em primeiro lugar, cumprir o prazo de carência do seu plano atual. Quem faz a portabilidade pela primeira vez deve completar no mínimo dois anos no plano vigente. Já nas próximas vezes, o tempo é reduzido para apenas um ano de permanência no plano.

Além dessas, algumas das principais exigências para a realização da portabilidade são:

- O plano atual deve ter sido contratado após 1º de janeiro de 1999 ou ter sido adaptado à Lei dos Planos de Saúde (Lei nº 9.656/98)

- O contrato deve estar ativo, ou seja, o plano atual não pode estar cancelado

- O beneficiário deve estar em dia com o pagamento das mensalidades

- O plano de destino deve ter preço compatível com o seu plano atual

Após estar de acordo com os requisitos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), você pode procurar por um plano de saúde que seja compatível com o seu. Veja a seguir como.

Procurando o melhor plano pra você


A melhor forma de encontrar um plano para realizar a portabilidade é através do Guia ANS de Planos de Saúde, onde são mostrados comparativos que te ajudam a decidir as melhores opções de planos.

Depois que você decidiu o plano ideal para você, basta reunir os documentos necessários para solicitar a adesão ao novo plano. Eles são:

- Comprovante de pagamento dos 3 últimos meses do plano atual

- Contrato do plano atual

- Número de protocolo do Guia ANS Planos de Saúde

- Se o plano de destino for coletivo, é necessário também um comprovante de que está apto para ingressar no plano

Após todos esses processos e documentos reunidos, a operadora do plano de saúde destino tem até 10 dias para analisar o pedido de portabilidade. Caso a operadora não responda, o pedido é considerado aceito.

Lembre-se de cancelar o plano de saúde de origem após ser aprovado no novo plano. Isso é fundamental para evitar problemas futuros com pagamentos e cobranças indevidas.

Como saber os planos compatíveis?


Para saber como fazer a portabilidade de plano de saúde, também é essencial conseguir avaliar quais planos de saúde são compatíveis.

O plano de saúde é considerado compatível quando a faixa de preço é igual ou menor do que o seu plano atual, lembrando que as faixas de preço de todos os convênios médicos são definidas pela ANS.

Para consultar planos compatíveis com o seu, você pode acessar o portal da ANS e conferir o Guia ANS Planos de Saúde. Ele é uma ferramenta que auxilia no processo de comparação entre planos com base no valor da mensalidade.



Aproveite os benefícios do novo plano


Após a aprovação do plano de destino e do cancelamento do plano de origem, é só aproveitar os benefícios do novo plano.

Possuir todo o conforto e segurança de um convênio médico é fundamental para sua família ou empresa. Dessa maneira a disponibilidade de consultas médicas, além de outras facilidades ajudam na prevenção de doenças, garantindo a boa saúde de todos.

Invista em um plano de saúde de qualidade e aproveite todos os seus benefícios.

IMPORTANTE: Ressaltamos que as informações contidas nesta página têm o objetivo de informar e trazer dados importantes para o conhecimento sobre o tema. Caso deseje encontrar mais informações sobre a portabilidade de planos de saúde, consulte o portal da ANS. 


Publicações Relacionadas

Fevereiro Roxo e Laranja – Mês de conscientização para doenças crônicas e a doação de medula óssea

Fevereiro Roxo e Laranja – Mês de conscientização para doenças crônicas e a doação de medula óssea Notícias

Fevereiro é um mês de conscientização dupla, dedicado a campanhas de saúde de grande relevância: o Fevereiro Roxo e o Fevereiro Laranja. Conhecer os sintomas e o impacto dessas condições é o primeiro passo para a prevenção, o diagnóstico e a...

Ler Mais
Verão sem preocupação: Guia CoopuSaúde para equilibrar lazer, alimentação e hidratação

Verão sem preocupação: Guia CoopuSaúde para equilibrar lazer, alimentação e hidratação Notícias


O verão é sinônimo de férias, praia, piscina e uma agenda mais flexível. Mas o aumento das temperaturas e a mudança na rotina podem representar um desafio para a manutenção dos hábitos saudáveis. 
Pensando nisso, separamos três pilares essenciais para você aproveitar a...

Ler Mais
Seu primeiro passo para um 2026 saudável: A importância do check-up anual.

Seu primeiro passo para um 2026 saudável: A importância do check-up anual. Notícias

Tão importante quanto planejar viagens e finanças é planejar a sua saúde. O check-up anual é a ferramenta mais eficaz de Medicina Preventiva, e iniciá-lo em janeiro ou fevereiro oferece uma grande vantagem: a detecção precoce.
Muitas doenças crônicas – como...

Ler Mais
Janeiro Branco: Como cuidar da saúde mental em meio à pressão por produtividade e metas de ano novo

Janeiro Branco: Como cuidar da saúde mental em meio à pressão por produtividade e metas de ano novo Notícias

O início do ano é marcado por uma energia de renovação e, invariavelmente, pela elaboração de listas de metas: "emagrecer", "aprender um novo idioma", "economizar", "ser mais produtivo". 
Embora a intenção seja positiva, esse movimento massivo pode gerar uma pressão...

Ler Mais
Dieta anti-inflamatória: manual prático para reduzir inflamação e proteger sua saúde

Dieta anti-inflamatória: manual prático para reduzir inflamação e proteger sua saúde Notícias

O que é inflamação?Inflamação é uma resposta do organismo a agressões. Enquanto inflamação aguda cura feridas, a inflamação crônica atua silenciosamente e contribui para doenças como diabete tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns cânceres. A alimentação tem...

Ler Mais
Sono reparador: o guia completo para proteger seu corpo e sua mente

Sono reparador: o guia completo para proteger seu corpo e sua mente Notícias

1. Por que o sono é tão importante?O sono não é “tempo perdido”: é quando o organismo regula hormônios, consolida memória, repara células e fortalece o sistema imune. A falta crônica de sono está associada a maior risco de ganho de peso, diabetes, hipertensão, doenças...

Ler Mais