fbpx

Blog

Tipos de vitaminas e onde são encontradas

Você costuma comer alimentos ricos em vitaminas? Se a sua resposta foi sim, temos uma ótima notícia para dar a você.

As vitaminas são compostos orgânicos fundamentais para o bom funcionamento do organismo, além disso ajudam na prevenção de doenças através das coenzimas e agentes oxidantes.

Elas podem ser adquiridas através da alimentação ou da suplementação.

Tanto a sua ausência como o seu excesso podem causar danos à saúde, por isso é essencial conhecer tudo sobre as principais vitaminas que atuam no nosso corpo.

A seguir você vai descobrir quais são suas funções, a importância de uma alimentação saudável e balanceada, bem como os tipos de vitaminas e onde são encontradas.

Tipos de vitaminas e onde são encontradas

Quais são as funções das vitaminas?

Como dito anteriormente, as vitaminas são fundamentais para o corpo, e suas funções variam entre garantir o bom funcionamento dos órgãos, promover a reparação e o crescimento de tecidos, produzir reações metabólicas, entre outras.

Elas atuam como catalizadores de reação, ou seja, garantem que as reações químicas do nosso organismo aconteçam de forma mais rápida e com um gasto de energia menor.

Dessa maneira se tornam fundamentais para o sistema imunológico, coagulação do sangue e fortalecimento dos ossos.

Qual a importância das vitaminas?

As vitaminas são muito importantes pois funcionam como aditivos do organismo, desempenhando funções indispensáveis para o corpo.

Por se tratar de substâncias que não são produzidas pelo metabolismo, o consumo de alimentos ricos em vitaminas se torna fundamental na garantia do bom desempenho dessas funções.

A ausência do consumo de alimentos com vitaminas variadas e a falta de nutrição podem causar problemas à saúde, bem como o excesso de algumas vitaminas pode prejudicar no funcionamento de outras. Ou seja, é essencial ter um equilíbrio na sua alimentação.

Além de seguir uma dieta à base de vitaminas, é importante realizar atividades que garantem a boa saúde do corpo. Clicando aqui você encontra atividades que te ajudam a criar hábitos saudáveis.

Agora que já falamos sobre algumas funções e a importância de uma alimentação diversificada, confira quais são os tipos de vitaminas e onde são encontradas. 

Quais são os tipos de vitaminas e onde são encontradas?

Todas as vitaminas podem ser encontradas em alimentos da natureza, e cada uma delas possui diferentes propriedades, que podem até influenciar em outras vitaminas.

Elas são divididas em dois grupos: Lipossolúveis e Hidrossolúveis.

As vitaminas Lipossolúveis são aquelas que se dissolvem na presença de gordura, assim ficando armazenadas no tecido adiposo. São elas: Vitaminas A, D, E e K.

As vitaminas Hidrossolúveis, como seu próprio nome diz, são aquelas que se dissolvem na presença da água, e posteriormente são liberadas na urina. São elas: Vitaminas do complexo B e Vitamina C.

Tipos de vitaminas e onde são encontradas

Suplementação x Alimentos naturais: Qual a melhor fonte de vitaminas?

Todas as vitaminas fundamentais para o bom funcionamento do corpo podem ser encontradas na natureza, dessa maneira é possível manter uma dieta adequada sem precisar de suplementação.

Além disso, o uso indevido de suplementos alimentícios pode causar efeitos colaterais, comprometendo a saúde de uma maneira perigosa.

Se necessária, a suplementação deve ser realizada apenas com indicações de um médico ou nutricionista.

Para pessoas veganas é fundamental manter uma alimentação regrada, já que a vitamina B12 é encontrada em sua maior parte em alimentos de origem animal.

Assim, o consumo de cereais se torna uma alternativa ao consumo de carne nesse caso.

Agora que você aprendeu a importância de incluir todas as vitaminas na sua alimentação, compartilhe essas informações com seus familiares e amigos para que a gente garanta um mundo mais saudável.

Cuide da sua saúde através de boas práticas.

ATENÇÃO: Ressaltamos que as informações contidas nesta página têm o objetivo de informar e trazer dados importantes para o conhecimento sobre o tema, mas não substituem em nenhuma hipótese a consulta e orientação profissional.

Compartilhar

Deixe um comentário

Seu e-mail não será será divulgado no comentário.