fbpx

Blog

Por que é importante lavar as mãos? Entenda como um simples hábito influencia no nosso dia a dia.

Atualmente, com a pandemia do Coronavírus, lavar as mãos com frequência tornou-se rotina.

Assim como ajuda a prevenir muitas infecções e contaminações, a boa higiene das mãos também é responsável por controlar a disseminação de micro organismos.

Entretanto, muitas pessoas não higienizam as mãos de maneira correta, e acabam negligenciando essa prática e tornando-a ineficaz. Dessa forma, é importante entender a importância desse hábito.

Mas afinal, por que é importante lavar as mãos? Veja a seguir.

Por que devemos manter as mãos limpas?

Todo mundo sabe que lavar as mãos é uma atividade essencial no dia a dia, especialmente ao lidar com vários objetos diferentes.

Por outro lado, não é todo mundo que entende como esse hábito ajuda a prevenir doenças e contágios de diferentes tipos de vírus e bactérias.

Além de ser uma fonte de contaminações, as mãos transportam micro-organismos facilmente de uma pessoa para outra ou de um lugar para outro, afinal estão em contato direto com tudo.

Assim, a proliferação de doenças é muito grande se as mãos não forem lavadas de maneira correta.

Imagine a seguinte situação:

Juliana trabalha em um escritório de contabilidade a 500 metros de sua casa, e vai trabalhar todos os dias a pé.

No caminho, ela passa pelo elevador do prédio onde mora, um lance de escadas, um semáforo e o elevador do prédio onde trabalha.

Ao ir e voltar do trabalho, ela tem contato com seus familiares e colegas. Além disso, por realizar seu trajeto a pé ela tem contato com locais de uso público.

Tanto o elevador de sua casa como o do trabalho são locais onde muitas pessoas encostam e podem contaminar de alguma maneira.

O corrimão da escada onde ela passa todos os dias, e o botão do semáforo, também são fontes de contaminação.

Se Juliana não lavar as mãos ao chegar no trabalho ou ao chegar em casa, ela estará colocando em risco a própria saúde, a saúde da sua família e de seus colegas de trabalho.

Dessa forma, lavar as mãos não é apenas uma prática de cuidado com a própria saúde, mas também tem um impacto direto na saúde das outras pessoas, principalmente aquelas de convívio próximo.

Atenção, não é apenas ao ter contato com locais públicos que devemos ter esse cuidado, existem diversos momentos onde a prática é fundamental e indispensável.

Veja a seguir em quais momentos lavar as mãos é indicado.

Quando devo lavar as mãos?

Segundo a Anvisa, lavar as mãos é considerado o procedimento mais barato e efetivo para evitar a transmissão de infecções.

Dessa forma, lavar as mãos é fundamental durante o dia, principalmente em momentos onde lidamos com objetos de uso público e que correm o risco de estarem contaminados.

É recomendado lavar as mãos sempre que:

  • Utilizar o banheiro
  • Antes de comer e beber
  • Antes, durante e depois do preparo de alimentos
  • Depois de tocar ou alimentar um animal
  • Ao lidar com pessoas doentes

Além disso, é recomendado observar onde você encosta suas mãos ao longo do dia e tentar identificar possíveis focos de contaminação, pois dessa maneira você saberá os momentos certos que precisa lavar as mãos.

Também é fundamental realizar a higienização da forma correta, para se livrar de todos os micro organismos que ficam armazenados nas mãos.

Confira a seguir qual é a maneira correta de lavar as mãos.

Como lavar as mãos corretamente?

Por ter se tornado uma atividade tão rotineira e comum no dia a dia, muitas pessoas acabam fazendo sem prestar muita atenção, o que é um erro.

É importante dedicar de 30 segundos a 1 minuto, utilizando água e sabão e cobrindo todas as partes da mão, inclusive nas pontas e entre os dedos.

Confira na imagem abaixo o passo a passo de como lavar as mãos corretamente.

Álcool em gel substitui a água e sabão?

Muito se comenta em relação ao uso do álcool em gel, especialmente em relação aos métodos de prevenção ao Coronavírus. Seu uso é recomendado, e o ideal é sempre carregar com você um tubo pequeno de álcool gel caso precise sair de casa.

Porém, muitas pessoas pensam que o uso do álcool em gel exclui a necessidade de lavar as mãos com água e sabão, o que não é verdade. Ambos os métodos devem ser complementares, principalmente visando o consumo consciente desses recursos.

A água e sabão é tão eficaz quanto o álcool em gel, incapacitando vírus e bactérias e acabando com o seu contágio.

Descobriu o porquê é importante lavar as mãos? Agora não esqueça das outras formas de prevenção

Agora que você já sabe a importância de lavar as mãos, junte essa prática com outras formas de prevenção de infecções e mantenha sempre uma vida saudável.

Clicando aqui você encontra dicas de saúde, alimentação saudável e atividades benéficas para você.

Através de boas práticas e da prevenção você garante uma vida mais tranquila e saudável. Adote esses hábitos e conscientize a sua família e amigos sobre a sua importância.

E lembre-se, como estamos passando por um momento conturbado, siga as recomendações dos órgãos de saúde competentes como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde.

Compartilhar

Deixe um comentário

Seu e-mail não será será divulgado no comentário.