fbpx

Blog

Atividades de Recreação e Lazer: quais são as melhores para a sua saúde?

Você já pensou que tirar um tempo diário para fazer atividades de recreação e lazer podem contribuir muito para a sua saúde física e mental?

Parece uma tarefa impossível incluir um tempo para essas atividades na rotina, já que é tudo muito corrido no mundo de hoje. Porém com um bom planejamento e conhecimento sobre os benefícios dessas práticas você vai conseguir criar esse hábito facilmente.

Descubra a seguir como manter uma boa saúde fazendo atividades que você gosta.

Atividades de Recreação e Lazer

Qual a importância das atividades de recreação e lazer para a saúde?

Prender-se à rotina de trabalho desgasta o físico e o emocional de todo mundo, e realizar funções repetidas ao longo do tempo pode transformar a atividade mais prazerosa em uma coisa chata e cotidiana.

Dessa maneira, o desenvolvimento de diferentes atividades ao longo do tempo que quebrem essa rotina ajuda a criar novas perspectivas e garantem o bem-estar necessário para uma vida saudável.

Praticar atividades agradáveis é essencial na vida humana. Além de escapar da rotina, fazer coisas diferentes durante o dia contribui muito na regulagem dos níveis de estresse e evita o desenvolvimento de transtornos psicológicos.

Além disso, criar o hábito de realizar atividades de lazer amplia os horizontes e aumenta a possibilidade de vivenciar novas experiências, novos desafios e obter novas conquistas. Você pode até criar afinidade por uma atividade que nunca pensou que poderia praticar na vida, assim desenvolvendo novos interesses.

Atividades de Recreação e Lazer

Como criar o hábito de praticar atividades saudáveis no tempo livre?

Na teoria parece muito fácil começar a praticar uma atividade de recreação e lazer, porém, na prática é outra história.

Às vezes se torna muito difícil encaixar um momento do dia para outros afazeres na sua rotina, por isso é essencial um bom planejamento e gerenciamento do seu tempo para realizar os seus hobbies e ter momentos só seus.

Descubra a seguir algumas dicas para você aproveitar melhor o seu tempo livre.

1 – Agende suas tarefas

Se você deseja aproveitar o seu tempo livre para praticar atividades saudáveis é fundamental possuir uma lista ou planilha onde você organiza suas tarefas.

2 – Evite o uso prolongado do celular

Dê total atenção a atividade, aproveitando o tempo para a sua realização da melhor forma possível.

3 – Faça uma coisa de cada vez

Quando nos deparamos com muitas tarefas a serem cumpridas acabamos tentando fazer tudo ao mesmo tempo e no final não sai nada.

4 – Reserve tempo para não fazer nada

Tomar um café, uma água, escutar uma música, conversar com alguém ou até mesmo não fazer nada é essencial para você aproveitar o seu tempo da melhor forma possível.

5 – Encaixe sua atividade no tempo disponível

Busque sempre considerar todo o tempo que será gasto realizando a atividade, incluindo pausas e possíveis contratempos para aproveitar da melhor forma possível.

Depois de ler estas dicas de como reservar um tempo para fazer uma atividade de recreação e lazer você deve estar se perguntando: Qual é a melhor atividade que eu posso fazer no meu tempo livre?

Descubra a seguir algumas das melhores atividades para a sua saúde.

Quais são as melhores atividades de recreação e lazer para praticar e garantir uma ótima saúde?

A maioria das atividades de lazer são simples e não requerem altos investimentos. Algumas envolvem mais a parte física e outras o intelecto. Todas as atividades possuem suas particularidades e requerem alguns cuidados específicos.

Veja alguns exemplos de atividades que você pode começar a praticar hoje mesmo.

Caminhar

Essa atividade não exige nada além de um par de tênis, podendo ser praticada por qualquer pessoa. A caminhada é um exercício aeróbico extremamente benéfico para a saúde pois melhora a circulação sanguínea e diminui os riscos de problemas cardíacos.

Viajar

Quem não gosta de conhecer novos lugares e novas culturas? Viajar, para dentro ou fora do país é uma das melhores atividades pois possibilita conhecer pessoas e fugir da rotina diária.

As experiências vivenciadas durante uma viagem contribuem para o aumento da capacidade cognitiva, especialmente quando se está em contato com culturas diferentes onde o aprendizado é maior.

Outro benefício é o melhoramento da função cardíaca, já que viajar exige mais locomoção e dessa forma ajuda a combater o sedentarismo.

Dependendo do lugar que você vai conhecer é essencial possuir um plano de saúde para lhe garantir uma maior segurança durante a viagem. Clique aqui para saber mais sobre qual o melhor plano de saúde nacional para você.

Cozinhar

Uma refeição bem preparada com certeza é uma qualidade admirável em uma pessoa entusiasta da culinária. Saber preparar diferentes pratos é uma atividade que requer prática e perseverança, pois não é sempre que você vai acertar logo de cara.

Cozinhar também vai lhe ensinar sobre comida e bons hábitos alimentares, contribuindo na sua alimentação e na das pessoas que você ama.

Atividades de Recreação e Lazer

Ler

A leitura é uma atividade indispensável no dia a dia, pois ela é responsável por manter o nosso cérebro saudável. Lembre-se que ele também é um músculo e deve ser exercitado assim como todos os outros.

Ler ajuda a prevenir doenças mentais e também no combate da depressão e ansiedade. Da mesma forma, é capaz de auxiliar no relaxamento, controle da respiração e frequência cardíaca.

Praticar Esportes

Não é novidade para ninguém que a prática de qualquer tipo de esporte é fundamental para a boa saúde, não é mesmo?

Os benefícios dos esportes podem variar de acordo com a prática, mas a maioria deles garantem uma boa manutenção do peso corporal, aumento na concentração e uma melhora na qualidade do sono, entre outros benefícios.

Além disso tornar-se fisicamente ativo libera endorfinas responsáveis pelo bom humor e também permite que você foque a sua atenção na atividade que está realizando, evitando pensamentos negativos e dessa forma prevenindo o estresse e a depressão.

Veja a seguir algumas recomendações do Ministério da Saúde em relação à prática de atividades físicas clicando aqui.

Escutar Música

A música é uma das formas de arte mais completa, pois ela é capaz de estimular a imaginação e a criatividade, mesmo não possuindo uma representação visual.

Ouvir música também é uma forma de manter a boa saúde pois é capaz de exercitar a memória e aliviar dores. Muitos médicos utilizam música em seus tratamentos, e ela se mostrou muito eficiente com base nos resultados obtidos.

Como escolher novas atividades de recreação e lazer para começar a praticar?

Se você está querendo começar a praticar uma atividade de recreação e lazer no seu tempo livre e não sabe qual escolher, não se desespere. Estamos aqui para ajudar você.

O primeiro passo para escolher uma atividade é avaliar quanto tempo você tem disponível para realizá-la. Dessa maneira você saberá qual atividade se encaixa melhor no seu cronograma.

Após definir o seu tempo disponível você deve analisar quais são as suas opções. Se você possui algum problema de saúde que te impeça de praticar alguma atividade você pode riscar ela da lista ou repensar uma nova maneira de praticá-la de modo em que não prejudique sua saúde.

Lembre-se acima de tudo de praticar uma atividade que você GOSTA, pois de nada adianta você separar um momento para o lazer se ele não é bem aproveitado.

Agora que você já sabe a importância dessas atividades só basta escolher as que você mais gosta e colocar em prática.   

Compartilhar

Deixe um comentário

Seu e-mail não será será divulgado no comentário.